Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/323
Título: Avaliação de antidepressivos como adjuvantes no tratamento da dor oncológica
Autor(es): Morais, Francisca Luana Lopes
Palavras-chave: Oncologia
Farmacovigilância
Antidepressivos
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: A dor oncológica contribui para o sofrimento em diversas dimensões, tais como física, psicológica, social, espiritual e financeira. O impacto da doença e do tratamento no bem-estar e resultados funcionais dos pacientes é um tópico de crescente interesse na pesquisa de câncer. O tratamento com antidepressivos é efetivo e melhora a adesão aos tratamentos do câncer, reduzindo efeitos adversos como náusea, dor e fadiga. Este trabalho objetivou avaliar o tratamento farmacoterapêutico adjuvante, com antidepressivos, em meio hospitalar. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem transversal e quantitativa em pacientes hospitalizados na Clínica Oncológica da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande – PB. Dos 100 pacientes avaliados na Clínica Oncológica, 50% eram do gênero masculino. Aproximadamente 20% dos pacientes apresentavam hipertensão. Para os pacientes avaliados foram prescritos 630 medicamentos, dentre os quais 6,8% corresponderam a amitriptilina, antidepressivo tricíclico. Entre a população avaliada, 23% da amostra apresentaram no mínimo uma RAM. Assim, estudar a prevalência do uso de antidepressivos no tratamento da dor, especialmente na clínica oncológica, contribui para a melhoria na qualidade de vida do paciente e acrescentando informações para a comunidade científica em geral.
Descrição: MORAIS, F. L. L. Avaliação de antidepressivos como adjuvantes no tratamento da dor oncológica. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/323
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Luana Lopes Morais.pdfFrancisca Luana Lopes Morais617.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.