Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Amanda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T15:56:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T15:56:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 370.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32304 | - |
dc.description | PEREIRA, Amanda Silva. Pré-cálculo no Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB/PATOS: Experências do Estágio Curricular supervisionado no curso de nivelamento. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou as dificuldades de aprendizagem em Cálculo Integral e Diferencial I entre alunos do curso de Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Patos. Utilizando uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, foram analisadas as lacunas na formação matemática básica dos alunos, bem como as estratégias de nivelamento implementadas para mitigar essas deficiências. A pesquisa identificou que a falta de uma base matemática sólida, proveniente de uma Educação Básica fragilizada, é um dos principais fatores que contribuem para as altas taxas de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo I. Com base nos resultados obtidos, foi proposta a implementação de um Curso de Nivelamento em Matemática para preencher essas lacunas e integrar os alunos ao ambiente acadêmico do Ensino Superior. Os resultados indicaram que o Curso de Nivelamento foi eficaz na melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos fundamentais e na promoção do engajamento dos alunos. Estratégias como a utilização de recursos tecnológicos, a contextualização dos conteúdos com aplicações práticas em Engenharia Civil e a emissão de certificados de participação foram fundamentais para o sucesso das oficinas de nivelamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Nivelamento em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em Matemática | pt_BR |
dc.title | Pré-cálculo no bacharelado em engenharia civil do ifpb/patos: experiências do estágio curricular supervisionado no curso de nivelamento | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | Termo de Depósito | 97.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC-AMANDA SILVA PEREIRA-202040332.pdf | TCC - Amanda Silva Pereira | 432.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.