Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Gabriela Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T16:05:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T16:05:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32305 | - |
dc.description | NUNES, Gabriela Ferreira. A africanidade na geometria plana: uma abordagem lúdica para o Ensino de Matemática. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma abordagem metodológica que integra elementos da cultura africana ao ensino de geometria plana, utilizando o jogo africano Shisima como base. Objetivou-se, com a pesquisa, analisar as contribuições dos elementos culturais africanos enquanto recurso didático para o ensino de geometria plana. A pesquisa busca explorar como a africanidade pode afetar positivamente o ensino de geometria plana. Assim, surge a seguinte questão central: De que maneira a integração da africanidade e de elementos culturais africanos em atividades lúdicas e inovadoras pode impactar o processo de aprendizado e o envolvimento dos estudantes no ensino de geometria plana? Esta questão tem o foco de investigar o potencial da abordagem proposta não apenas em transmitir conhecimentos matemáticos, mas também em promover uma contemplação sobre a cultura africana e como ela pode contribuir para a educação, sendo possível abranger a atuação da Lei 10.639/03, que ressalta a valorização da história e cultura afro-brasileira em instituições de ensino. O referencial teórico do presente trabalho discute conceitos relacionados à cultura africana, à história da geometria e suas possibilidades e dificuldades, além de abordar ferramentas pedagógicas que propõem uma abordagem enriquecedora nas aulas de Matemática. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa qualitativa, com a realização de um estudo de campo desenvolvido em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas. A aplicação desta pesquisa ocorreu a partir de um questionário inicial, apresentação da cultura africana, aplicação do jogo Shisima, construção do tabuleiro, aplicação da atividade em sala e um questionário final. Os resultados obtidos através do primeiro questionário permitiram verificar as perspectivas dos alunos sobre a cultura africana e conteúdos matemáticos, e como a aplicação das atividades práticas em sala contribuiu para o aprendizado do conteúdo geométrico e para a contemplação da cultura africana. Desta forma, verificamos que a integração do jogo africano Shisima com a geometria plana foi eficaz para este estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Thaís de Oliveira Batista | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura Africana | pt_BR |
dc.subject | Jogo Shisima | pt_BR |
dc.subject | Geometria Plana | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | A africanidade na geometria plana: uma abordagem lúdica para o Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 23.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC - Gabriela Ferreira Nunes.pdf | TCC - Gabriela Ferreira Nunes | 865.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.