Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Eduarda dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-15T14:13:44Z-
dc.date.available2024-07-15T14:13:44Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.otherCDD 420-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32329-
dc.descriptionSOUSA, Eduarda dos Santos. Ver para aprender: ecos do Total Physical Response na aprendizagem da língua da criatura na ficção "Frankenstein". 2024. 25f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letra- Inglês) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo cenário atual, com a globalização e o acesso a multiplicidade de nações, a aprendizagem de língua estrangeira é de suma importância, principalmente a Língua Inglesa. As pesquisas relacionadas a esse processo de aprendizagem da língua, materna ou estrangeira, antecedem anos, e a produção de fala e comunicação são áreas-chaves desse conteúdo; onde, até mesmo na literatura é relatada, como no romance Frankenstein por exemplo. A presente pesquisa busca refletir sobre o processo de aprendizagem da língua, a partir da forma como ocorre com a criatura, na ficção Frankenstein da autora Mary Shelley. Dessa forma, buscaremos analisar como ocorre o desenvolvimento da linguagem falada, objetivando estudar a aprendizagem de um sistema linguístico. Neste sentido, nosso objetivo geral é identificar ecos do método Total Physical Response (TPR), criado por Asher, no romance Frankenstein e correlacioná-los ao processo de aprendizagem da língua que ocorre pela Criatura. Tivemos como base, alguns teóricos como Asher (1969), Richards e Rodgers (1986), Oliveira (2014), dentre outros. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa básica, exploratória, explicativa e bibliográfica, em que se fez necessário uma extensa pesquisa sobre o método e a obra, com o intuito de analisar ecos do referido. De forma geral, podemos afirmar que conseguimos encontrar evidências de certa similaridade do método TPR na forma como a criatura desenvolve a linguagem – observando, internalizando, imitando/produzindo a fala como resposta, apesar de o método não ter sido formulado na época de publicação da obra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luana Anastácia Santos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectcompreensãopt_BR
dc.subjectprocessos de aprendizagempt_BR
dc.subjectaquisição da linguagempt_BR
dc.subjectlíngua inglesapt_BR
dc.titleVer para aprender: ecos do Total Physical Response na aprendizagem da língua da criatura na Ficção Frankensteinpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eduarda dos Santos SousaTCC - Eduarda dos Santos Sousa950.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito284.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.