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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Marcilene Barbosa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-27T12:45:41Z | - |
dc.date.available | 2014-03-27T12:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3233 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. B. da S. Educação no campo na persectiva da geografia agrária. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho em questão faz uma reflexão e uma análise acerca da Educação do Campo sob a perspectiva da geografia agrária, entendida como instrumento de transformação social. Propõe-se também analisar e pensar numa geografia e num ensino de geografia onde se torne possível compreender a realidade de maneira crítica, compreendendo a produção desse espaço vivenciado e entendendo esta geografia como transformadora e emancipatória. A principio fazemos uma analise da educação, entendida como uma política social e também como sendo o instrumento capaz de emancipar o cidadão, conferindo-lhe direitos e deveres no âmbito social e também do sistema de educação bancária que ainda é repetido em muitas instituições. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram feitas aulas de campo em escolas do município de Lagoa de Dentro/PB, como também levantamento de dados, aplicação de questionários com alunos, funcionários e professores, além da observação das aulas dos professores. Dessa maneira analisamos as reflexões feitas pelos alunos, fazendo assim uma contextualização com a realidade vivenciada, analisamos também o ensino de geografia agrária como fator determinante no processo de criação e compreensão de conceitos geográficos. Por fim, faremos um comparativo entre a geografia que é produzida no espaço vivenciado pelo aluno e a que é proposta na sala de aula. Partindo deste princípio pode-se chegar ao entendimento de que o ensino de geografia agrária deve possibilitar ao educando pensar a sua realidade de maneira que se sinta produtor desse espaço, ou seja, sujeito ativo do processo de transformação social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edvaldo Carlos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Geografia agrária | pt_BR |
dc.subject | Educação emancipatória | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | Educação do campo na persectiva da geografia agrária | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Marcilene Barbosa da Silva Oliveira.pdf | Marcilene Barbosa da Silva Oliveira | 786.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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