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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Marcilene Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2014-03-27T12:45:41Z-
dc.date.available2014-03-27T12:45:41Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3233-
dc.descriptionOLIVEIRA, M. B. da S. Educação no campo na persectiva da geografia agrária. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho em questão faz uma reflexão e uma análise acerca da Educação do Campo sob a perspectiva da geografia agrária, entendida como instrumento de transformação social. Propõe-se também analisar e pensar numa geografia e num ensino de geografia onde se torne possível compreender a realidade de maneira crítica, compreendendo a produção desse espaço vivenciado e entendendo esta geografia como transformadora e emancipatória. A principio fazemos uma analise da educação, entendida como uma política social e também como sendo o instrumento capaz de emancipar o cidadão, conferindo-lhe direitos e deveres no âmbito social e também do sistema de educação bancária que ainda é repetido em muitas instituições. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram feitas aulas de campo em escolas do município de Lagoa de Dentro/PB, como também levantamento de dados, aplicação de questionários com alunos, funcionários e professores, além da observação das aulas dos professores. Dessa maneira analisamos as reflexões feitas pelos alunos, fazendo assim uma contextualização com a realidade vivenciada, analisamos também o ensino de geografia agrária como fator determinante no processo de criação e compreensão de conceitos geográficos. Por fim, faremos um comparativo entre a geografia que é produzida no espaço vivenciado pelo aluno e a que é proposta na sala de aula. Partindo deste princípio pode-se chegar ao entendimento de que o ensino de geografia agrária deve possibilitar ao educando pensar a sua realidade de maneira que se sinta produtor desse espaço, ou seja, sujeito ativo do processo de transformação social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edvaldo Carlos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectGeografia agráriapt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleEducação do campo na persectiva da geografia agráriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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