Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3234
Título: Reflexos do dinamismo das atividades têxteis na cidade de Serra de São Bento – RN
Autor(es): Lima, Maria Janaine Trajano de
Palavras-chave: Industria têxtil
Desenvolvimento econômico
Empregabilidade
Data do documento: 27-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho tratados reflexos do dinamismo econômico das atividades têxteis da cidade de Serra de São Bento- RN. Analisa o papel geral das quatro principais indústrias têxteis locais, diagnosticando como funciona cada uma e como se comportam no mercado comercial e observa igualmente, as condições de trabalho e os aspectos sócio-demográficos dos funcionários. Portanto, pretende através das potencialidades e problemas, avaliar como as indústrias têxteis se comportam perante o dinamismo municipal em relação ao desenvolvimento econômico e às propostas de empregos para os habitantes.O método aplicado nesse trabalho é considerado de natureza dialética, baseada principalmente, no materialismo histórico, ondeolevantamento bibliográfico e os trabalhos de campo nas fábricas têxteis deram corpo a pesquisa.Foi através da pesquisa de campo que pôde ser detalhado o histórico econômico trabalhista e também, a produtividade das fabricas têxteis do local, onde as mesmas revelam um contexto em que se mostram como “mediadoras” da situação econômica. Por fim, concluí-se que, com crescimento industrial têxtil imposto, os trabalhadores são instigados a sempre produzirem mais. Além dessa problemática, os trabalhadores ainda têm uma remuneração salarial inadequada, um local de trabalho desconfortável, pouco tempo para descanso e as longas jornadas de trabalho. Para tentar amenizar essa incógnita, é necessário que haja uma compreensão empresarial, e um novo planejamento fabril, aonde as duas parte, principalmente as dos trabalhadores, possam se beneficiar concretamente.
Descrição: LIMA, M. J. T. de. Reflexos do dinamismo das atividades têxteis na cidade de Serra de São Bento – RN. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3234
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Janaine Trajano de Lima.pdfMaria Janaine Trajano de Lima2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.