Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Francineide Silva de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T11:46:06Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T11:46:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32344 | - |
dc.description | CUNHA, Francineide Silva de Souza. O ensino lúdico de matemática no contexto do atendimento educacional especializado. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso da ludicidade no ensino da Matemática no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é fundamental para promover uma abordagem mais acessível aos alunos. O uso de atividades lúdicas possibilita o aprendizado da Matemática mais atraente, estimulando a participação ativa dos estudantes e proporcionando uma compreensão dos conceitos. Sendo assim, objetivou-se refletir sobre o papel do lúdico no ensino da Matemática no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir da conexão entre literatura e uma experiência com o professor e coordenador de sala de AEE. O presente trabalho acadêmico tratou de uma revisão de literatura, o qual investigou periódicos publicados de 2019-2023, que enfatizam a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no contexto do AEE em conexão com dados obtidos de um estudo de caso na temática em evidência. O estudo de caso foi conduzido em uma escola da rede municipal de Campina Grande, em uma sala estruturada de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para a coleta de dados foram realizadas consultas à documentação específica dos alunos, observações diretas na sala especializada e nas atividades realizadas por alunos, além de uma entrevista estruturada com o professor e coordenador da sala de AEE, com o intuito de obter informações sobre a importância e as práticas metodológicas do uso do lúdico no ensino da Matemática. Ressalta-se a necessidade fundamental do uso de recursos apropriados para aprimorar a compreensão da Matemática por parte dos estudantes com deficiência. Logo, o Atendimento Educacional Especializado e as Salas de Recursos Multifuncionais são indispensáveis para complementar e reforçar o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Como resultado, percebe-se a importância da educação contínua para os professores, dentro da perspectiva da educação inclusiva, e a necessidade de as instituições oferecerem não apenas estrutura, mas também recursos essenciais para possibilitar o ensino eficaz aos alunos com deficiência. Isso se traduz em proporcionar meios que permitam a compreensão da linguagem matemática e de seus conteúdos de maneira mais eficaz e lúdica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino lúdico de matemática no contexto do atendimento educacional especializado. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Francineide Silva de Souza Cunha.pdf | TCC - Francineide Silva de Souza Cunha | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 370.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.