Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuedes, Renata Dias-
dc.date.accessioned2024-07-17T12:17:28Z-
dc.date.available2024-07-17T12:17:28Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 633-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32360-
dc.descriptionGUEDES, R. D. Horta na escola: uma ferramenta pedagogica desenvolvida em parceria com a SEAME /Queimadas PB. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão Curso (Graduação em Agroecologia) Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs hortas escolares estimulam os alunos em diversos aspectos, como por exemplo, a responsabilidade, conexão com a natureza e educação nutricional, nelas, são cultivados alimentos que podem ser colhidos e utilizados na própria merenda escolar. As hortas também, um instrumento que interage na relação dos professores com os alunos, a coletividade escolar e favorece o envolvimento com as mais diversas disciplinas, bem como a promoção do aprendizado prático e a conscientização ambiental. Portanto, o objetivo do presente estudo é relatar as experiências vivenciadas em ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Queimadas-PB, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME), durante um semestre, em 2023, cujo propósito foi realizar a implantação e/ou acompanhamento de 03 (três) hortas nas escolas municipais do referido município. As escolas contempladas com o apoio da SEAME foram: a Escola Municipal De Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Eva Vilma, sítio Baixa Verde, Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Joventino Ernesto do Rego, sítio Guritiba, Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Alzira Maia, sítio Zé Velho, Queimadas - PB. As atividades desenvolvidas constataram ótimos resultados, fazendo com que os alunos desenvolvessem maiores conhecimentos sobre a plantação, manejo, cultivo e colheita de hortaliças, aprendendo dessa forma a importância do cultivo orgânico, estimulando o hábito por alimentos mais saudáveis e o trabalho em equipe e bem como contribuindo para as temáticas trabalhadas em sala. Portanto, compreende-se a importância das hortas escolares como ferramenta pedagógica e de ensino para ajudar os alunos a compreenderem a importância do meio ambiente, a biodiversidade, a conservação de recursos naturais e a sustentabilidade. Sendo, essa prática uma maneira eficaz de promover a Educação Ambiental, nutricional e prática. Palavras-Chave: Horta na Escola, Educação Ambiental, Alimentação saudávelpt_BR
dc.description.sponsorshipRita de Cássia Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHorta na escolapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleHorta na escola: uma ferramenta pedagogica desenvolvida em parceria com a SEAME /Queimadas PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Dias Guedes.pdfTcc Renata D. Guedes. pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AGROECOLOGIA - Renata Dias Guedes.pdfTermo de Depósito Renata.pdf209.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.