Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3237
Título: Degradação ambiental a partir da transposição do Rio São Francisco no eixo leste na cidade de Monteiro - PB
Autor(es): Barbosa, Francisca Aline Pereira
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Transposição do rio
Impactos ambientais
Data do documento: 27-Mar-2014
Resumo: Somente nas ultimas décadas é que surgiram discussões sobre planejamento em bacias hidrográficas, em busca do uso racional das águas doces do país. Geralmente, algumas bacias hidrográficas brasileiras são utilizadas na geração de energia e no processo de transposição como é o caso do Rio São Francisco. É indispensável estudar o processo de construção do projeto, no intuito de se preocupar com o meio ambiente e os meios utilizados na transposição das águas, para que não haja muita agressão aos recursos naturais, portanto, o presente trabalho buscará analisar o projeto de integração do Rio São Francisco, medindo as possíveis degradações que poderá ocorrer, pois esse empreendimento é de suma importância à sociedade. Na construção desta pesquisa foram utilizados os materiais bibliográficos dos autores: Ministério da integração nacional, (2004); Ab’saber ,(2005); Vitte e Guerra ,(2007), e na segunda etapa do trabalho fomos a campo aplicamos questionários a comunidade que moram nas proximidades da construção , fizemos uma observação e registros fotográficos e detectamos que durante a construção da transposição do Rio São Francisco ocorre vários choques, onde o desmatamento é a primeira ação degradante que derrubam a vegetação nativa, para iniciar o processo de escavação. Chegamos à conclusão que deveria se fazer uma leitura descrita do projeto, avaliando o percurso, sem deixar passar despercebidos os impactos contrários e notórios que poderão surgir no durante e após a construção do empreendimento.
Descrição: BARBOSA, F. A. P. Degradação ambiental a partir da transposição do Rio São Francisco no eixo leste na cidade de Monteiro - PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3237
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Aline Pereira Barbosa.pdfFrancisca Aline Pereira Barbosa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.