Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3238
Título: | Ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos: dificuldades e propostas |
Autor(es): | Silva, Maria José Sousa da |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Geografia - ensino Educação |
Data do documento: | 27-Mar-2014 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos a cada ano tem ganhado espaço nas discussões e pesquisas sobre a educação Brasileira. Isso por causa da grande procura de alunos que buscam concluir a educação básica em tempo reduzido. Essa modalidade de ensino é marcada por limitações metodológicas, além de ter a uma classe de estudantes singulares, que já trazem consigo uma história de vida cheia de conhecimentos produzidos ao longo de uma vida de trabalho, na maioria das vezes a margem da sociedade. Desta forma, essa pesquisa tem o objetivo de investigar a importância do ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como investigar os problemas e limitações dessa modalidade de ensino, sobretudo da classe trabalhadora, que compõe a maioria dos alunos da EJA. Entre os objetivos específicos é necessário destacar a avaliação da importância do conhecimento geográfico na formação de cidadãos, em especial dos alunos da EJA; e analisar a influência da participação no mercado de trabalho sobre o processo de aprendizagem dos alunos da EJA; bem como analisar possíveis caminhos para o progresso dessa modalidade de ensino. Este trabalho é resultado de pesquisas em escolas da cidade de Marí, impulsionado por pesquisas anteriores de programas da Universidade Estadual da Paraíba. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram o mestre Paulo Freire (1968 e 1996), por ser ele um dos pioneiros nas pesquisas e práticas metodológicas sobre a Educação de Jovens e Adultos. A obra de Vanilda Paiva (2013) foi fundamental para o entendimento do processo historio da EJA no Brasil. E para a relação entre a EJA e o ensino de geografia, foram importantes os trabalhos de Quintão (2011), um trabalho com tema parecido e também desenvolvido em nosso estado, e ainda Cavalcanti (2002) e Carlos (2010), nas abordagens sobre a importância do conhecimento geográfico para a formação cidadã. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber que a Educação de Jovens e Adultos, apresenta inúmeras limitações didáticas, políticas e metodológicas, no entanto é necessário considerar que está na hora de surgir mudanças para essa situação, através do debate e da pesquisa. Para que a partir disso possamos superar os desafios da EJA e trazer a tona a sua importância na formação de cidadãos críticos e conscientes. |
Descrição: | SILVA, M. J. da. Ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos: dificuldades e propostas. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3238 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria José de Sousa Silva.pdf | Maria José de Sousa Silva | 550.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.