Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Kalleb Dias Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-07-19T13:58:59Z-
dc.date.available2024-07-19T13:58:59Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32393-
dc.descriptionMARQUES, Kalleb Dias Rodrigues. Comparação de abordagens multimídia no aprendizado de exercícios de musculação para alunos iniciantes. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes abordagens multimídia (Animação, Imagem e Texto) no desempenho dos alunos iniciantes na execução correta dos exercícios de musculação, no tempo de execução dos exercícios, na facilidade de compreensão das instruções e nas preferências por métodos de aprendizado. Foram selecionados 15 participantes, divididos igualmente em três grupos, cada um utilizando uma das abordagens multimídia para aprender seis exercícios específicos: Supino Reto (Bench Press), Crucifixo (Fly), Rosca Direta Alternada (Alternating Dumbbell Curl), Afundo (Sink), Agachamento Livre com Barra (Squat) e Levantamento Terra (Deadlift). Os dados foram coletados através de avaliações de desempenho, tempos de execução e questionários aplicados aos participantes. A análise estatística dos dados foi realizada utilizando a linguagem Python, com a aplicação de Análise de Variância (ANOVA), testes post-hoc (Tukey’s HSD) e teste qui-quadrado. Os resultados indicaram que a abordagem com Animação apresentou melhores resultados na execução correta dos exercícios Rosca Direta Alternada e Levantamento Terra (Deadlift) bem como menores tempos de execução para os exercícios Supino Reto (Bench Press) e Agachamento Livre com Barra (Squat). Embora a facilidade de compreensão não tenha mostrado diferenças estatisticamente significativas entre as mídias, a Animação e a Imagem foram preferidas pelos participantes em relação ao Texto para aprender novos exercícios. As conclusões do estudo sugerem que as abordagens multimídia visuais, especialmente Animação, são mais eficazes para ensinar exercícios de musculação a iniciantes, proporcionando melhor desempenho e maior preferência dos alunos. As limitações do estudo incluem o tamanho da amostra e a avaliação subjetiva dos instrutores, que podem influenciar os resultados. Futuras pesquisas podem expandir a investigação para amostras maiores e incluir análises de longo prazo para avaliar a retenção do aprendizado e a progressão dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMusculaçãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectInstrução Iniciantept_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleComparação de abordagens multimídia no aprendizado de exercícios de musculação para alunos iniciantespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kalleb Dias Rodrigues Marques.pdfTCC - Kalleb Dias Rodrigues Marques5.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito768.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.