Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/324
Título: A dinâmica coletiva dos profissionais que realizam necropsia no NUMOL em Campina Grande-PB
Autor(es): Bispo, Morgana Bezerra
Palavras-chave: Ergonomia
Necropsia
Psicodinâmica
Profissionais da saúde
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: Este artigo objetiva compreender a dinâmica coletiva das situações de trabalho dos profissionais que realizam o exame cadavérico no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) da cidade de Campina Grande/PB. Sua realização justifica-se pela demanda apresentada pelos profissionais do NUMOL/CG e pela escassez de produção científica com esta população, cujo trabalho é invisível mesmo sendo sua atuação de relevância social. Os pressupostos teóricos e metodológicos se baseiam nas abordagens da ergonomia situada e psicodinâmica do trabalho. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observações gerais e sistemáticas do trabalho e as entrevistas coletivas. Foram realizadas 15 observações e 04 entrevistas coletivas, sendo uma por equipe de plantão. Cada equipe é composta de no mínimo 03 profissionais: médicos, odontólogos e necrotomistas. Os resultados mostraram que o processo organização do trabalho se efetiva a partir de um coletivo de trabalho. Os profissionais buscam um objetivo comum, compartilham de uma linguagem especifica e estabelecem algumas regras de trabalho. Os dados evidenciam o caráter industrioso dos profissionais, ficando evidente a mobilização subjetiva face às variabilidades e exigências das situações de efetivação da atividade. A cooperação, a confiança e a inteligência da pratica apareceram como elementos fundamentais de sustentação do trabalho coletivo que se tem no setor de necropsia. Como conclusão pode-se afirmar que a dinâmica coletiva que se estabelece na atividade dos profissionais permite enfrentar as variabilidades, fazer regulações e manter a saúde mental dos mesmos.
Descrição: BISPO, M. B. A dinâmica coletiva dos profissionais que realizam necropsia no NUMOL em Campina Grande-PB. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/324
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana Bezerra Bispo.pdfMorgana Bezerra Bispo556.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.