Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Suzany Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T11:11:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T11:11:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32430 | - |
dc.description | QUEIROZ, Suzany Pereira de. Tabuleiro caminho das frações: uma alternativa para o ensino e aprendizagem no 6º ano do fundamental II. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se à utilização de um jogo de tabuleiro denominado “Caminho das frações” como recurso didático auxiliador para o ensino e aprendizagem do conteúdo no 6º ano do Fundamental II. Além disso, o trabalho apresenta aplicações de frações no cotidiano e apresenta as dificuldades que os alunos possuem em relação à aprendizagem do conteúdo. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se de uma metodologia ativa com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas por meio do aluno ativo em sala de aula. Além da aplicação do jogo, a pesquisa foi realizada por meio de uma atividade de sondagem para verificar as dificuldades apresentadas com relação ao conteúdo e após o jogo também foram aplicados um questionário e uma atividade para averiguar a opinião dos alunos a respeito da utilização desse recurso em sala de aula e verificar se houve progresso ou não da aprendizagem. Ao final da pesquisa, obteve-se resultados positivos mediante o êxito obtido nas respostas do questionário e na atividade pós jogo, ficando explícito que o uso do jogo de tabuleiro nas aulas, associa a teoria e a prática de maneira significativa e que torna-se um importante recurso didático auxiliador para ser utilizado por professores com o conteúdo de frações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.title | Tabuleiro caminho das frações: uma alternativa para o ensino e aprendizagem no 6º ano do fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Suzany Pereira de Queiroz.pdf | TCC - Suzany Pereira de Queiroz | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 101.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.