Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alekssander Antony Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T11:40:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T11:40:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32437 | - |
dc.description | SILVA, Alekssander. O conteúdo brincadeiras e jogos no ensino fundamental - anos iniciais. 2024. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As brincadeiras e jogos, especialmente nas aulas de educação física, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Assim, quando conduzidos de forma adequada pelo professor de educação física, essas atividades contribuem diretamente para o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, é importante que as brincadeiras e jogos sejam abordados de maneira cuidadosa, proporcionando momentos de diversão e descontração, estimulando a cooperação e a criatividade, ajudando as crianças a melhorar a concentração e a promover o respeito mútuo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar e discutir o conteúdo brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental nos anos iniciais, a partir de uma Revisão Integrativa. Foram analisados artigos nas bases de dados Capes, Google Acadêmico, Pubmed e Scielo, logo em seguida foi construído um quadro para apresentação dos resultados e discussões dos artigos selecionados. Esses artigos foram selecionados com buscas manuais, filtrando revisões sobre a temática, com critérios de inclusão e exclusão, onde os de inclusão foram artigos completos na base de dados e publicados de 2010 a 2024, enquanto os de exclusão foram artigos com temas distintos, com apenas resumos e monografias. Através desses critérios foram selecionados quatro artigos. A análise dos artigos esclareceu que as brincadeiras e jogos são essenciais no processo de desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo o aspecto cognitivo, afetivo, motor e social. Com isso, os professores de Educação Física devem estimular essa prática, garantindo assim uma boa formação e o desenvolvimento completo e saudável para seus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O conteúdo brincadeiras e jogos no ensino fundamental: anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alekssander Antony Santos Silva.pdf | TCC - Alekssander Antony Santos Silva | 827.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.