Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Geise Raiane de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T11:43:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T11:43:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32438 | - |
dc.description | SILVA, Geise Raiane de Moura. O uso do lúdico na formação matemática do pedagogo. 2024. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Não é de hoje que os debates sobre a formação matemática do pedagogo estão em tela. O presente trabalho acadêmico retoma essa temática, na busca de contribuir com essa categoria de professores na direção apontada, tendo em foco o papel no lúdico nesse contexto. Como objetivo geral, teve-se: refletir sobre o uso da ludicidade no ensino da Matemática, no contexto da formação matemática do pedagogo, tendo como enfoque as operações básicas e os conceitos de área e perímetro. Para realização desse estudo, foi utilizada uma entrevista com uma professora do 1° e 2° anos de uma escola pública do Município de Orobó e outra com uma diretora/formadora de matemática da mesma escola, à luz do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Realizou-se também uma formação, na qual apresentou-se duas propostas, Operando no caminho para a escola e Pavimentando com Poliminós, descritos neste trabalho como jogos de tabuleiro de chão. Como resultado, mostrou-se evidente que o lúdico aplicado à prática pedagógica contribui para a aprendizagem da criança, para formação do profissional pedagogo e para a construção do conhecimento e ensino da matemática, promovendo a desmistificação da aversão a esta disciplina e contribuindo, especificamente, no ensino das operações básicas e concepções de área e perímetro. Os pedagogos visam uma prática de ensino para uma educação de qualidade e reconhecem a relevância dos jogos apresentados, uma vez que as formações do programa estudado se mostram como um ponto chave para incentivá-los a aderir a tal prática. Assim, o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental foi e vem sendo um desafio para professores, enfatizando-se a importância das contribuições da ludicidade nas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de pedagogos | pt_BR |
dc.title | O uso do lúdico na formação matemática do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Geise Raiane de Moura Silva.pdf | TCC - Geise Raiane de Moura Silva | 2.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 122.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.