Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Geise Raiane de Moura-
dc.date.accessioned2024-07-22T11:43:55Z-
dc.date.available2024-07-22T11:43:55Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32438-
dc.descriptionSILVA, Geise Raiane de Moura. O uso do lúdico na formação matemática do pedagogo. 2024. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNão é de hoje que os debates sobre a formação matemática do pedagogo estão em tela. O presente trabalho acadêmico retoma essa temática, na busca de contribuir com essa categoria de professores na direção apontada, tendo em foco o papel no lúdico nesse contexto. Como objetivo geral, teve-se: refletir sobre o uso da ludicidade no ensino da Matemática, no contexto da formação matemática do pedagogo, tendo como enfoque as operações básicas e os conceitos de área e perímetro. Para realização desse estudo, foi utilizada uma entrevista com uma professora do 1° e 2° anos de uma escola pública do Município de Orobó e outra com uma diretora/formadora de matemática da mesma escola, à luz do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Realizou-se também uma formação, na qual apresentou-se duas propostas, Operando no caminho para a escola e Pavimentando com Poliminós, descritos neste trabalho como jogos de tabuleiro de chão. Como resultado, mostrou-se evidente que o lúdico aplicado à prática pedagógica contribui para a aprendizagem da criança, para formação do profissional pedagogo e para a construção do conhecimento e ensino da matemática, promovendo a desmistificação da aversão a esta disciplina e contribuindo, especificamente, no ensino das operações básicas e concepções de área e perímetro. Os pedagogos visam uma prática de ensino para uma educação de qualidade e reconhecem a relevância dos jogos apresentados, uma vez que as formações do programa estudado se mostram como um ponto chave para incentivá-los a aderir a tal prática. Assim, o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental foi e vem sendo um desafio para professores, enfatizando-se a importância das contribuições da ludicidade nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de pedagogospt_BR
dc.titleO uso do lúdico na formação matemática do pedagogopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Geise Raiane de Moura Silva.pdfTCC - Geise Raiane de Moura Silva2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito122.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.