Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Sabryna Moreira dos-
dc.date.accessioned2024-07-22T11:45:30Z-
dc.date.available2024-07-22T11:45:30Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32439-
dc.descriptionSANTOS, Sabryna Moreira dos. Psicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussão. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento psicomotor da criança é crucial nos primeiros anos da vida e de escolarização, o déficit motor na educação infantil é uma circunstância que além de afetar as crianças, aflige também os pais, educadores e profissionais da saúde. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/EF, trazendo as experiências compartilhadas entre Bolsistas/Professores/alunos da educação básica, considerando os avanços e obstáculos enfrentados por alunos que apresentam algum comprometimento motor mediante as observações feitas nas aulas, apontando a relevância do PIBID para a formação dos professores de Educação Física. As experiências relatadas e discutidas foram analisadas a partir da realização das atividades com crianças do Pré II da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo, na cidade de Campina Grande-PB, atividades estas propostas pelas bolsistas do PIBID, a fim de promover melhorias para incluir as crianças que não conseguiam acompanhar o desenvolvimento das aulas. A partir dos dados e discussões contidas neste estudo, é possível enfatizar que as aulas mediadas na educação infantil, necessitam de uma atenção a mais, focadas em melhorar o desempenho motor das crianças, promovendo qualidade de vida, aperfeiçoando os aspectos cognitivos e emocionais, e ainda, interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento e as experiências das crianças. Bem como a formação de professores qualificados através do PIBID, são essenciais para transformar a educação apresentando mais qualidade e planejamento com as diretrizes norteadoras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titlePsicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabryna Moreira dos Santos.pdfTCC - Sabryna Moreira dos Santos375.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.