Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Sabryna Moreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T11:45:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T11:45:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32439 | - |
dc.description | SANTOS, Sabryna Moreira dos. Psicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussão. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento psicomotor da criança é crucial nos primeiros anos da vida e de escolarização, o déficit motor na educação infantil é uma circunstância que além de afetar as crianças, aflige também os pais, educadores e profissionais da saúde. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/EF, trazendo as experiências compartilhadas entre Bolsistas/Professores/alunos da educação básica, considerando os avanços e obstáculos enfrentados por alunos que apresentam algum comprometimento motor mediante as observações feitas nas aulas, apontando a relevância do PIBID para a formação dos professores de Educação Física. As experiências relatadas e discutidas foram analisadas a partir da realização das atividades com crianças do Pré II da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo, na cidade de Campina Grande-PB, atividades estas propostas pelas bolsistas do PIBID, a fim de promover melhorias para incluir as crianças que não conseguiam acompanhar o desenvolvimento das aulas. A partir dos dados e discussões contidas neste estudo, é possível enfatizar que as aulas mediadas na educação infantil, necessitam de uma atenção a mais, focadas em melhorar o desempenho motor das crianças, promovendo qualidade de vida, aperfeiçoando os aspectos cognitivos e emocionais, e ainda, interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento e as experiências das crianças. Bem como a formação de professores qualificados através do PIBID, são essenciais para transformar a educação apresentando mais qualidade e planejamento com as diretrizes norteadoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sabryna Moreira dos Santos.pdf | TCC - Sabryna Moreira dos Santos | 375.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.