Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Bruno Maciel-
dc.date.accessioned2024-07-23T13:47:17Z-
dc.date.available2024-07-23T13:47:17Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32454-
dc.descriptionALVES, B. M. Educação ambiental e ensino de geografia: práticas desenvolvidas e possibilidades de abordagem em uma escola da rede estadual de ensino em Fagundes-PB. 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa o desenvolvimento das práticas de ensino de Educação Ambiental nas aulas de geografia na ECI Joana Emília da Silva, em Fagundes-PB, investigando as representações sociais dos professores sobre o tema, destacando a importância central do professor no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa traz a compreensão das percepções e práticas dos educadores, explorando as oportunidades e desafios associados à implementação da Educação Ambiental no contexto escolar. Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço crucial para a formação e enfrentando diversos desafios intrínsecos, o estudo enriquece as percepções ambientais através de uma Educação Ambiental mais abrangente e efetiva no Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento das práticas de ensino relacionadas aos temas da educação ambiental durante as aulas de geografia na ECI Joana Emília da Silva, em Fagundes- PB. Esta análise suscita uma reflexão essencial sobre a construção dos saberes em Educação Ambiental, fundamental para aprimorar os profissionais da educação e reconfigurar o corpo estudantil através de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia da pesquisa é qualitativa e descritiva, realizando-se pesquisa de campo, além do envio de questionário destinado à alunos, professores e gestores, através do Google Forms, através dos dados obtidos foi possível verificar que a implementação de inovações nas estratégias de ensino pode impactar positivamente a percepção e as atitudes dos estudantes em relação ao meio ambiente. Tal investigação fornece dados para a formulação de estratégias eficazes de capacitação e desenvolvimento profissional. Por fim, a pesquisa lança luz sobre as dinâmicas complexas entre os professores, suas representações sociais e a abordagem da Educação Ambiental, podendo contribuir na promoção de um arcabouço teórico-conceitual sólido e abrangente e uma educação ambiental de qualidade no contexto escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Priscila Bastos Maciel do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleEducação ambiental e ensino de geografia: práticas desenvolvidas e possibilidades de abordagem em uma escola da rede estadual de ensino em Fagundes-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de depósito.pdfTermo de depósito206.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC_BRUNO_MACIEL_.pdfPDF - Bruno Maciel Alves1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.