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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Custódio, Mylena Sarmento | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T11:48:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T11:48:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488 | - |
dc.description | CUSTODIO, Mylena Sarmento. A Inserção da Temática Química Verde e Biocombustíveis no Ensino de Química: Percepção de Alunos e Professores de uma Escola Pública. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das mudanças climáticas, evidenciadas pelas catástrofes sem precedentes em diversas regiões do planeta, a conscientização mundial sobre atitudes que possam minimizar as atividades antropogênicas ao meio ambiente tornou-se uma necessidade recorrente. Neste sentido, este estudo buscou identificar as concepções dos alunos do ensino médio sobre Química Verde e Biocombustíveis, analisando os desafios enfrentados pelos professores de uma escola pública no ensino desses temas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a turmas de ensino médio e professores de Ciências de uma escola pública em Campina Grande, PB. A pesquisa revelou discrepâncias entre as concepções de estudantes e professores, mostrando um distanciamento dos alunos em relação a certos tópicos ambientais discutidos em sala de aula. Apesar dos esforços dos professores em projetos ambientais e disciplinas eletivas, os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais eficaz da Química Verde no ensino. Recomenda-se a implementação de estratégias didáticas diferenciadas e o uso de tecnologias nas aulas, a inclusão de temas geradores e interdisciplinaridade no currículo, e formações continuadas para professores. Assim, a Química Verde pode ser melhor incorporada ao currículo de Química para promover uma educação mais efetiva e relevante, incentivando a formação crítica e a sustentabilidade no cotidiano dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Me. Antonio Nobrega Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Consciência Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Proposta de Ensino | pt_BR |
dc.title | A inserção da temática química verde e biocombustíveis no ensino de química: percepção de alunos e professores de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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