Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3249
Título: Mitos, ritmos e magia na cultura urbana nordestina: medo, fé e imaginário na cidade de Juarez Távora
Autor(es): Barbosa, Eliene dos Santos
Palavras-chave: Cultura
Cultura Nordestina
Mitos
Ritos
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: A Cultura nordestina é bastante rica em práticas culturais, são formas simbólicas de representar o mundo. Nesse sentindo, os mitos se constitui em práticas comuns as realidades das diversas sociedades nas quais o nordeste se insere. Assim objetiva-se perceber a presença de práticas ritualísticas no cotidiano urbano e como elas estão atreladas a ideia de medo e fé. São ações cotidianas que são validadas por processos rituais que se propõe a lidar com forças naturais ocultas que causam intervenção na vida dos seres e em seu meio sem outra possibilidade de resposta. Propõe-se também identificar a permanência de praticas quando sustentada pela superstição e ainda constante no cotidiano da cidade. A cidade de Juarez Távora – PB, serve como base para a pesquisa empírica, aliada ao enfoque qualitativo ao passo que possibilitam a investigação desse mundo de símbolos e significados, sustentando-se por meio da observação. Quanto ao aspecto metodológico, a mesma é enriquecida pelas narrativas, através da história oral, com entrevista de moradores locais que exerceram o papel de guardiões da tradição, contribuindo para que essas práticas, permaneçam na cultural local.
Descrição: Barbosa, E. dos S. Mitos, ritmos e magia na cultura urbana nordestina: medo, fé e imaginário na cidade de Juarez Távora. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3249
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliene dos Santos Barbosa.pdfEliene dos Santos Barbosa1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.