Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3250
Título: A cidade invisível tecida através da memória: uma releitura da cidade de Campina Grande por "Manoel Batata"
Autor(es): Silva, Elyclênio Faustino da
Palavras-chave: História Local
Memória
Campina Grande
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Neste trabalho, objetiva-se fazer uma reeleitura da cidade de Campina Grande (PB) através dos relatos orais de Manoel Vidal de Souza, conhecido popularmente por seu “Manoel Batata”, bem como contribuir para dar visibilidade à história local e cotidiana tomando a Historia Oral como fonte histórica. Destaca-se a importância desse personagem, em relação a fatos históricos e culturais, dos quais o registro oficial não valorizou, como também trazer a baila através da memória subterrânea momentos significativos da história de Campina Grande na década de 1930, que apenas estão registrados na memória do entrevistado. A linha de pesquisa, consubstancia-se em um estudo voltado para as relações entre narração, história, memória e história oral temática, mantendo um diálogo entre dois teóricos importantes da atualidade: Maurice Halbwachs e Paul Ricouer. Outro aspecto relevante a ser destacado neste artigo é a história temática a partir da fala do colaborador, que adquire relevo quando o historiador não mais se fundamenta na objetividade dos fatos, mas se atem as subjetividades ao ouvir a narrativa de um protagonista da história da cidade de Campina Grande-PB.
Descrição: Silva, E. F. da. A cidade invisível tecida através da memória: uma releitura da cidade de Campina Grande por "Manoel Batata". 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3250
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elyclênio Faustino da Silva.pdfElyclênio Faustino da Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.