Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Mônica Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T11:44:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T11:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32511 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Maria Mônica Nascimento de. Jogos no Ensino de Química: O que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM?. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, as atividades lúdicas oportuniza uma aprendizagem de forma autônoma, motivadora, e que desperte o interesse do aluno, é uma ferramenta didática, que possibilita a aquisição do conhecimento de forma proativa, divertida e prazerosa, transformando a aprendizagem passiva pouco atrativa em um processo divertido e estimulante. A utilização desses recursos nas aulas de Química tem se mostrado um método alternativo muito favorável, para tornar as aulas dessa ciência mais atraente, sólida e prazerosa, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativos e consequentemente fortalecendo a relação entre os alunos e o professor. Nesse contexto, o presente trabalho trata de um procedimento técnico bibliográfico o qual objetiva analisar e caracterizar as publicações dos anais do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), nas edições III e IV, publicada nos anos de 2018 e 2021, referentes à utilização de jogos didáticos no ensino de química. A análise dos resultados mostrou que a maior parcela dos artigos publicados é voltada para utilização de jogos competitivos no Ensino Médio, com foco no conteúdo de química orgânica e propriedades periódicas, sendo utilizados de forma complementar ou como feedback no desfecho do conteúdo abordado em sala de aula. Portanto, percebe-se que a utilização dos jogos e atividades lúdicas como experiência de aprendizagem torna o processo educacional mais divertidos, eficiente e motivador, promovendo assim a proatividade na formação cognitiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Me. Nataline Cândido da Silva Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jalequim | pt_BR |
dc.title | Jogos no ensino de química: o que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Mônica Nascimento de Oliveira.pdf | TCC - Maria Mônica Nascimento de Oliveira | 782.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo De Depósito.pdf | Termo de Depósito | 369.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.