Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3252
Título: Introdução a uma leitura da crítica da razão prática
Autor(es): Pereira, Davi Gadelha
Palavras-chave: Kant
Liberdade
Moralidade
Razão
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: O texto que se segue é um breve estudo, acerca da obra do filósofo alemão Immanuel Kant intitulada "Crítica da Razão Prática". O mesmo objetiva explanar as principais ideias conceituais presentes no texto, abordando de maneira sucinta algumas doutrinas nele contidas, tais como: a questão da moralidade, do bem e do mal, do respeito à lei moral, da causalidade, do noumenon, da imoralidade, de Deus, da liberdade e da vontade. Após uma explanação destas assim consideradas nesse estudo com sendo as principais idéias conceituais presentes na obra acima citadas, abordaremos de maneira mais detalhada a questão da moralidade enquanto respeito à Lei Moral. Nessa perspectiva, objetivamos responder a questões tais como: o que determina a ação dos seres racionais? uma vez que na Crítica da Razão Prática, Kant apresentará os parâmetros exigidos pela razão enquanto objetos para a vontade no âmbito fenomênico; O que é moralidade? Onde pretende explicar os fundamentos da ética kantiana com sua concepção dos fundamentos da moral; Quais os efeitos produzidos pelo respeito à lei moral na humanidade? Pois, o respeito é um termo amplamente exposto nos mais variados escritos kantianos por possuir um aspecto de inequívoca ligação com a Lei Moral, mas que, apesar desta importância, não tem sido muito explorado nos trabalhos que comentam esse filósofo. Por fim, em virtude de tão extensa responsabilidade que é a de desenvolver tamanha tarefa, será indispensável abordar diversos aspectos da obra desse autor, respeitando as limitações de espaço deste respectivo texto.
Descrição: Pereira, D. G. Introdução a uma leitura da crítica da razão prática. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3252
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Davi Gadelha Pereira.pdfDavi Gadelha Pereira948.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.