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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Maria Victória de franca | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:31:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:31:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32535 | - |
dc.description | RIBEIRO, Maria Victoria de Franca. Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica. 2024. 24f. Trabalho de Cconclusão de curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral mostrar a importância da consciência fonológica para o processo de desenvolvimento de apropriação escrita alfabética. Nesse sentido, no que tange à prática de escrita, as dificuldades que muitos alunos do ensino fundamental (anos finais) enfrentam são reflexos, principalmente, de não terem sido alfabetizados plenamente durante a etapa e a faixa-etária adequada, a saber, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (anos iniciais). Sob essa ótica, foram analisados textos escritos de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental — anos finais de uma escola pública do interior da Paraíba, com o intuito de observar os fenômenos grafofonológicos. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida mediante uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para dar mais solidez ao trabalho, recorremos a estudiosos que se destacam na área aqui abordada, a saber, Miranda e Matzenauer (2010), Roberto (2016), e Soares (2020). Após a análise dos dados, evidenciou-se que as dificuldades ainda se fazem presentes na realidade de muitos estudantes, o que acarreta problemáticas na parte de ampliação da competência escrita dos referidos sujeitos. Sendo assim, é importante haver um olhar atento para o processo de consciência fonológica desde a Educação Infantil, para que essa habilidade seja aprimorada ao longo da Educação Básica e, assim, os estudantes se apropriem cada vez mais das habilidades de escrita alfabética. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora:: Anilda Costa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização. | pt_BR |
dc.subject | Processos fonológicos | pt_BR |
dc.subject | Fenômenos grafofonológicos. | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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