Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3256
Título: Ética e Responsabilidade planetária em Hans Jonas
Autor(es): Silva, Jakeline Rodrigues da
Palavras-chave: Hans Jonas
Ética
Civilização Tecnológica
Responsabilidade Social
Princípio da Responsabilidade
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: O artigo postula analisar a importância da reflexão ética desenvolvida por Hans Jonas como um instrumental teórico essencial para se interpelar os avanços da tecnociência e a consequente instauração da chamada Civilização tecnológica. Apresentamos as principais categorias elaboradas pelo autor na tentativa de estabelecer um diálogo racional com a vertente mais prestigiosa da razão ocidental: o conhecimento científico e sua consequente tecnologia. O Princípio Responsabilidade firma-se como um grito da razão dirigido à consciência coletiva no intuito de sensibilizá-la em relação à qualidade de vida no presente e a própria possibilidade de vida no futuro. Destacamos que o seu pensamento tem fortes motivações judaicas, mas que ele articula categorias como Fim e valor, Bem, o Dever e o Ser e a relação entre a Responsabilidade Paterna, Política e Total que fundamentam O Princípio Responsabilidade e ao mesmo tempo possibilitam um diálogo crítico e reflexivo com a civilização tecnológica.
Descrição: Silva, J. R. da. Ética e Responsabilidade planetária em Hans Jonas. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3256
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jakeline Rodrigues da Silva.pdfJakeline Rodrigues da Silva592.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.