Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Crisóstomo Antonio dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T11:43:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T11:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32576 | - |
dc.description | SANTOS, C. A. O estágio supervisionado em geografia e sua importância para a formação docente: um relato de experiência. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação do indivíduo e principalmente daqueles que desejam atuar nas licenciaturas, constituindo-se em um treinamento que possibilita ao discente vivenciar o que foi estudado na universidade e deslocá-lo para a sala de aula, aproximando-o da escola, dos alunos, do seu futuro ambiente de trabalho. Ainda que a formação oferecida na universidade seja de fundamental importância, ela por si só não é suficiente para formar e preparar o estudante para o pleno exercício de sua profissão. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar um relato sobre as vivências nos Estágios Supervisionados II e III, realizados no segundo semestre de 2022 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande – PB e no primeiro semestre de 2023 na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Médio Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca – PB, bem como as adversidades, os resultados obtidos e suas conclusões. A pesquisa possui natureza qualitativa. A metodologia usada no estágio foi a mais objetiva, coerente e exequível possível, visando o cumprimento dos objetivos delimitados para cada aula. Trabalhando acima de tudo a condições favoráveis no processo ensino-aprendizagem, agindo assim como um facilitador, e não um transmissor de informações, o foco não foi passar só informações e sim criticar, refletir, pois é assim que se constrói o conhecimento. O supervisor em ambiente escolar desempenhou papel fundamental durante minha trajetória no estágio supervisionado, sendo responsável por me orientar, acompanhar e avaliar durante todo o período de estágio, a fim de garantir um desenvolvimento adequado das habilidades e conhecimentos necessários para minha formação profissional. Realizar o Estágio de Docência na etapa da educação básica (ensino fundamental e médio) foi muito gratificante e ao término do mesmo ficou a certeza da importância do contato direto com a realidade escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado em geografia e sua importância para a formação docente: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Geografia para Deposito.pdf | PDF - Crisóstomo Antonio dos Santos | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de depósito | 394.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.