Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Crisóstomo Antonio dos-
dc.date.accessioned2024-07-30T11:43:50Z-
dc.date.available2024-07-30T11:43:50Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32576-
dc.descriptionSANTOS, C. A. O estágio supervisionado em geografia e sua importância para a formação docente: um relato de experiência. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação do indivíduo e principalmente daqueles que desejam atuar nas licenciaturas, constituindo-se em um treinamento que possibilita ao discente vivenciar o que foi estudado na universidade e deslocá-lo para a sala de aula, aproximando-o da escola, dos alunos, do seu futuro ambiente de trabalho. Ainda que a formação oferecida na universidade seja de fundamental importância, ela por si só não é suficiente para formar e preparar o estudante para o pleno exercício de sua profissão. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar um relato sobre as vivências nos Estágios Supervisionados II e III, realizados no segundo semestre de 2022 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande – PB e no primeiro semestre de 2023 na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Médio Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca – PB, bem como as adversidades, os resultados obtidos e suas conclusões. A pesquisa possui natureza qualitativa. A metodologia usada no estágio foi a mais objetiva, coerente e exequível possível, visando o cumprimento dos objetivos delimitados para cada aula. Trabalhando acima de tudo a condições favoráveis no processo ensino-aprendizagem, agindo assim como um facilitador, e não um transmissor de informações, o foco não foi passar só informações e sim criticar, refletir, pois é assim que se constrói o conhecimento. O supervisor em ambiente escolar desempenhou papel fundamental durante minha trajetória no estágio supervisionado, sendo responsável por me orientar, acompanhar e avaliar durante todo o período de estágio, a fim de garantir um desenvolvimento adequado das habilidades e conhecimentos necessários para minha formação profissional. Realizar o Estágio de Docência na etapa da educação básica (ensino fundamental e médio) foi muito gratificante e ao término do mesmo ficou a certeza da importância do contato direto com a realidade escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Moraispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleO estágio supervisionado em geografia e sua importância para a formação docente: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Geografia para Deposito.pdfPDF - Crisóstomo Antonio dos Santos1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito394.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.