Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260
Título: Ofício de sapateiro: fabriquetas de calçados no bairro de José Pinheiro
Autor(es): Souza, Vanderley Batista de
Palavras-chave: História Local
Fabriqueta
Sapateiro
Fábrica de Calçados
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: O objeto desse estudo é analisar a história dos sapateiros do bairro José Pinheiro, destacando as fabriquetas na produção de calçados, como sua maior fonte de renda no decorrer da história do bairro. José Pinheiro é um dos mais antigos bairros da cidade de Campina Grande, cuja importância econômica é pautada no fabrico de calçados, mas o bairro também se destaca no comercio que funciona na sua principal artéria: a Rua Campos Sales. A base das discussões teórica e metodológica do trabalho tem como premissas as falas dos sapateiros - cuja pesquisa aconteceu dentro das próprias fabriquetas – que foram cruzadas com a pesquisa bibliográfica dos teóricos que tratam do tema. As narrativas nos auxiliaram a entender que a profissão de sapateiro no seu contexto atual, conta também com a participação da mão de obra feminina nas oficinas, destacando a sociabilidade existente entre os gêneros dentro das fabriquetas. Nesse sentido, tentamos mostrar todas as particularidades do ofício de sapateiro no bairro em questão.
Descrição: Souza, V. B. de. Ofício de sapateiro: fabriquetas de calçados no bairro de José Pinheiro. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3260
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderley Batista de Souza.pdfVanderley Batista de Souza1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.