Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3261
Título: Flexibilização e alienação: o novo intrinsicamente ligado ao velho
Autor(es): Coutinho, Patrícia Natali Luna
Palavras-chave: Filosofia Marxista
Filosofia Política
Relações de Trabalho
Alienação
Flexibilização
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: O presente artigo trata da alienação em Karl Marx, encontrados nas obras Manuscritos Econômicos- Filosóficos, de 1844 e em O capital, mas precisamente a alienação na mudança das relações de trabalho ocorrida ao longo dos anos. Na contemporaneidade são identificadas novas formas de alienação, entre elas a flexibilização. No contexto histórico analisado por Marx, as relações de trabalho equiparavam o homem a uma máquina. Com isso, sua consciência estaria totalmente aniquilada. Sendo assim, o homem tem a alienação introduzida em sua vida dentro das suas relações de trabalho, porém ela será estendida a outros aspectos de sua vivência, dentro da engrenagem capitalista, uma alienação levará a outras. Na flexibilização o processo de alienação não enxergará este sujeito como máquina, ele agora será ¨agraciado¨ com o privilégio de ¨escolher¨ dentro de um modelo flexitempo, como desempenhar seu trabalho junto à empresa que o contrata. Na flexibilização, o trabalhador transferirá uma parte ou a totalidade de seu trabalho para casa. Continuará a ser cobrado por resultados, terá desfeitos laços de convivência com seus pares, verá suas relações sociais e familiares comprometidas pelo trabalho. Com isso, o sistema capitalista, ao longo do tempo não muda o eixo principal de sua existência: o lucro. O que muda são as diferentes maneiras encontradas dentro deste modelo econômico para manter o sujeito em um profundo processo de alienação, seja trabalhando, consumindo ou votando.
Descrição: Coutinho, P. N. L. Flexibilização e alienação: o novo intrinsicamente ligado ao velho. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3261
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Natali Luna Coutinho.pdfPatrícia Natali Luna Coutinho742.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.