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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santana, Vanessa Silva Reis | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T11:09:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T11:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32610 | - |
dc.description | Santana, V. S. R. “Vultos eminentes do Brasil”: uma análise do livro didático de história escrito por Haddock Lobo em 1958. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo geral analisar o livro didático “História do Brasil”, de Haddock Lobo, adotado na 1ª série ginasial, na década de 1950, com ênfase na problematização da perspectiva de História que alicerça a construção deste. Dialogaremos com as contribuições de Bittencourt (2008) e Choppin (2004), acerca do livro didático, para entendê-lo como um recurso didático, como objeto criado sobre influências socioculturais e políticas e como uma fonte primária para os historiadores. Outros pesquisadores foram relevantes para contextualização desse artigo, destaque para o filósofo e educador Saviani (2011), para compreender o movimento de educadores, intelectuais e estudantes da Escola Nova, no contexto das décadas de 1930-1960, a historiadora Lucchesi (2008), para entender as omissões e estereótipos construídos a respeito do povo negro e indígena no Brasil presentes nos livros didáticos, e por fim, o historiador Fraga (2012), para assimilar a ideia do processo de construção dos heróis da pátria como “vultos” históricos, elementos que são identificados na contracapa do livro didático formulado pela editora Melhoramentos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de uma investigação bibliográfica e documental, em que tomamos como documento o livro didático “História do Brasil – 1.ª Série Curso Ginasial”, autoria de Haddock Lobo no ano de 1958. Na análise, consideraremos os aspectos evidentes na capa do livro, o Programa Oficial de História do Brasil de 1958, alguns conteúdos e a contracapa. Percebemos que o livro em análise seguia um modelo tradicional da história, alicerçada nos ideais do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, sob a perspectiva do positivismo francês, ligado à ideia de construção da identidade nacional, narrando os principais acontecimentos, enaltecendo os “grandes homens” da nação brasileira, descritos como “vultos eminentes do Brasil”, e relembrando as datas históricas consideradas importantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Gildivan Francisco das Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
dc.title | “Vultos eminentes do Brasil”: uma análise do livro didático de história escrito por Haddock Lobo em 1958 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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