Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Vanessa Silva Reis-
dc.date.accessioned2024-07-31T11:09:47Z-
dc.date.available2024-07-31T11:09:47Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32610-
dc.descriptionSantana, V. S. R. “Vultos eminentes do Brasil”: uma análise do livro didático de história escrito por Haddock Lobo em 1958. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo geral analisar o livro didático “História do Brasil”, de Haddock Lobo, adotado na 1ª série ginasial, na década de 1950, com ênfase na problematização da perspectiva de História que alicerça a construção deste. Dialogaremos com as contribuições de Bittencourt (2008) e Choppin (2004), acerca do livro didático, para entendê-lo como um recurso didático, como objeto criado sobre influências socioculturais e políticas e como uma fonte primária para os historiadores. Outros pesquisadores foram relevantes para contextualização desse artigo, destaque para o filósofo e educador Saviani (2011), para compreender o movimento de educadores, intelectuais e estudantes da Escola Nova, no contexto das décadas de 1930-1960, a historiadora Lucchesi (2008), para entender as omissões e estereótipos construídos a respeito do povo negro e indígena no Brasil presentes nos livros didáticos, e por fim, o historiador Fraga (2012), para assimilar a ideia do processo de construção dos heróis da pátria como “vultos” históricos, elementos que são identificados na contracapa do livro didático formulado pela editora Melhoramentos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de uma investigação bibliográfica e documental, em que tomamos como documento o livro didático “História do Brasil – 1.ª Série Curso Ginasial”, autoria de Haddock Lobo no ano de 1958. Na análise, consideraremos os aspectos evidentes na capa do livro, o Programa Oficial de História do Brasil de 1958, alguns conteúdos e a contracapa. Percebemos que o livro em análise seguia um modelo tradicional da história, alicerçada nos ideais do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, sob a perspectiva do positivismo francês, ligado à ideia de construção da identidade nacional, narrando os principais acontecimentos, enaltecendo os “grandes homens” da nação brasileira, descritos como “vultos eminentes do Brasil”, e relembrando as datas históricas consideradas importantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Gildivan Francisco das Nevespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.title“Vultos eminentes do Brasil”: uma análise do livro didático de história escrito por Haddock Lobo em 1958pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VANESSA SILVA REIS SANTANA.pdfPDF - Vanessa Silva Reis Santana1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.