Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3264
Título: O homem e as virtudes: a ideia de assemelhação com o divino em Plotino
Autor(es): Nascimento, Tadeu Júnior de Lima
Palavras-chave: Neoplatonismo
Platonismo
Filosofia Plotiniana
Antropologia Plotiniana
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Conceituar o que seja o homem parece ser uma investigação primordial, ao longo da história do pensamento humano. Uma questão emblemática e de interesse não só do conhecimento tido como estritamente filosófico, mas também do político, religioso etc. Tal questão será retomada por diversos filósofos, dentre eles, Plotino, talvez a maior figura do Neoplatonismo. Plotino nasceu em 204 ou 205 e morreu em 270 (d.C.), vivendo assim em um período singular de nossa história no que concerne à situação política, econômica, cultural e principalmente religiosa. Era o mundo greco-romano onde a filosofia não parecia contentar-se em ser apenas teoria, mas também modo de vida. Neste mundo viveu o homem Plotino e a sua filosofia. Dito isto, este trabalho pretende, de forma sucinta, expor o pensamento do filósofo egípcio no que diz respeito à sua antropologia, refletindo, naturalmente, sobre o homem, as virtudes e as relações destas com a ideia de assemelhar-se ao divino. Para fazê-lo, utilizaremos como base dois escritos plotinianos intitulados Sobre o que é o vivente e o que é o homem e Sobre as virtudes, além, é claro, de outros tratados também de suas Enéadas que complementam e trazem explicações sobre as hipóstases: Uno (e3n), Intelecto (nou~v) e Alma (yuxh/) ―fundamentais para melhor compreensão do pensamento desse autor―, bem como comentadores que reforçam a importância e vivacidade dessa problemática antropológica/ética abordada por ele.
Descrição: Nascimento, T. J. de L. O homem e as virtudes: a ideia de assemelhação com o divino em Plotino. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3264
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tadeu Júnior de Lima Nascimento.pdfTadeu Júnior de Lima Nascimento965.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.