Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3265
Título: Uma mística do olhar: a relação entre o olhar finito e o olhar infinito no De Visione Dei de Nicolau de Cusa
Autor(es): Clementino, Jullianne Catielle da Silva
Palavras-chave: Filosofia
Filosofia Mística
Sentidos
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Observando as concepções do âmbito filosófico, podemos conceber o contexto medieval como de grande relevância no que se entende como um período de construção do conhecimento. É neste período que encontramos Nicolau de Cusa, que muito representou a filosofia do seu tempo. Teólogo e humanista do Renascimento, Nicolau de Cusa constrói seu sistema filosófico a partir de várias influências que demonstraram a relação do homem com Deus e de como o conhecimento pode relacionar-se de forma muito forte com esta experiência. Esta é sem dúvida uma argumentação apresentada dentro do contexto filosófico medieval que foi muito discutida: o intelecto é uma via de acesso genuíno a Deus, ou, do contrário, são através dos afetos que isso ocorre? Nicolau de Cusa irá propor alguns questionamentos sobre este tema que nos leva a uma possível reflexão sobre o olhar dentro da filosofia, uma vez que nesta, apesar de haver uma tradição que exclui os sentidos como uma via para a verdade, muito pode proporcionar-nos uma reflexão sobre a temática a partir de uma abordagem metafísica que proporciona uma interação entre a unidade originária e a contingência humana. Deste modo, Nicolau de Cusa apresenta em sua obra De visione Dei uma mística especulativa que permeia o olhar e utiliza este como arcabouço para a construção relacional do homem com Deus, pois o sentido visual desencadeia neste mesmo homem e em seus demais sentidos o desejo da busca pelo divino.
Descrição: Clementino, J. C. da S. Uma mística do olhar: a relação entre o olhar finito e o olhar infinito no De Visione Dei de Nicolau de Cusa. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3265
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jullianne Catielle da Silva Clementino.pdfJullianne Catielle da Silva Clementino1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.