Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3266
Título: Espaços de Conflito?: a inserção do protestantismo congregacional em Areia (1924-1973)
Autor(es): Souza, Allann Bruno da Silva
Palavras-chave: Religião
Protestantismo
Historicidade
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Narrar uma “outra” história religiosa a partir de fontes que mostram uma Areia preponderantemente Católica não é tarefa fácil. Movidos por esse desafio o nosso objetivo foi buscar lançar um novo olhar sobre essa cidade a partir da introdução do protestantismo Congregacional. Por isso o nosso trabalho tem como título “Espaços de Conflito?: a Inserção do Protestantismo Congregacional em Areia (1924-1973)”. Essa pesquisa leva em consideração as noções de “estratégia”, “tática”, “consumo”, “trajetória”, “astúcia” e “apropriação” de Michel de Certeau (2013). E também as noções de “herança” e “tradição” de Paul Ricoeur (1997). Dividimos o presente trabalho em três capítulos, onde mostramos no primeiro à cidade Católica enquanto geradora e controladora das sociabilidades, e as produções historiográficas locais acerca da mesma. No segundo nos atemos à chegada do protestantismo e o papel do seu líder na comunidade. E no terceiro capítulo nos detemos em narrar as “burlas” criadas pelos conversos para conseguirem sobreviver em um espaço que não lhes aceitava. Assim a história oral, como as outras fontes, se tornou um importante recurso metodológico para a pesquisa, haja vista a escassez bibliográfica específica sobre a temática.
Descrição: Souza, A. B. da S. Espaços de Conflito?: a inserção do protestantismo congregacional em Areia (1924-1973). 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3266
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allann Bruno da Silva Souza.pdfAllann Bruno da Silva Souza917.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.