Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Maria José de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T19:17:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-16T19:17:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32672 | - |
dc.description | FREITAS, Maria José de Oliveira. Ludicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digital. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e tornaram-se um recurso enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem em virtude de dispor de ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver a ludicidade, que por sua vez tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças. Sabendo a importância da ludicidade e das TICs para o processo de ensino e aprendizagem, o presente artigo tem como objetivo investigar como a integração, ludicidade, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Tendo como objetivos específicos: explorar o conceito de ludicidade na Educação Básica e sua importância para o desenvolvimento integral das crianças; refletir sobre a relação formação docente, ludicidade e o uso das TIC na prática pedagógica; apresentar as possibilidades lúdicas proporcionadas pelas TICs na Educação Básica. Assim, este artigo buscará responder: Como a integração, ludicidade, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para abranger os conhecimentos sobre a ludicidade e as TICs. Para fundamentação teórica foram consultados autores como: Moran (1995), Lévy (1999), Kenski (2003), Almeida (2008), Bacelar (2009), Luckesi (2014), Valente e Almeida (2020), Silvério; Ferreira e Azevedo (2022) e Gadelha (2023). Constatou-se que as TICs são recursos que favorecem a ludicidade, pois oferecem ferramentas interativas, imersivas e colaborativas, como jogos educacionais e aplicativos, que podem potencializar a aprendizagem das crianças de forma lúdica. No entanto, o professor enfrenta dificuldades para utilizá-las por não haver condições propícias, bem como por não ter formação adequada. Portanto, é necessário, investimentos na educação para construção de escolas que proporcionem a realização de aulas lúdicas e a inserção das TICs, assim como é necessário buscar soluções para propiciar uma formação adequada aos professores, para favorecer uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digital | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria José de Oliveira Freitas | TCC - Maria José de Oliveira Freitas | 558.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 495.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.