Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Juciele Maria Barbosa Dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-18T00:00:17Z | - |
dc.date.available | 2024-08-18T00:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32675 | - |
dc.description | SANTOS, Juciele Maria Barbosa dos. Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação social das crianças. O processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA pode ser desafiador devido às suas necessidades específicas e variadas. Este estudo tem como objetivo geral investigar os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos específicos são: identificar diferentes tipos de tecnologias assistivas que podem ser utilizadas no ensino de crianças autistas; explorar os benefícios das tecnologias assistivas para a inclusão e desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes com TEA; identificar desafios e possíveis práticas associadas ao uso das tecnologias assistivas no ambiente escolar. A questão problema é: Quais são os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Exploratória e Bibliográfica. Os principais pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa estão ancorados em uma abordagem interdisciplinar que convergem para o entendimento do impacto das tecnologias assistivas no ensino de estudantes autistas, tais como: Schwartzman (2011), Gaiato e Teixeira (2018); Valente (2015); Carvalho (2016), dentre outros. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais Assistivas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. Salienta-se que é essencial manter um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras atividades fundamentais na vida da criança, como interações sociais presenciais, brincadeiras ao ar livre e momentos em família. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar, e não como um substituto, para o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais assistivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva. | pt_BR |
dc.title | Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Juciele Maria Barbosa dos Santos | TCC - Juciele Maria Barbosa dos Santos | 471.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 328.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.