Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Maria Alice Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T13:43:18Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T13:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 301 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32692 | - |
dc.description | SOUSA, M. A. C. Ensino de Sociologia e Proposta Pedagógica: conceitos de raça e racismo. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata de estudo que teve como objeto de pesquisa o Projeto de Intervenção Pedagógica, com tema “Raça, Racismo e Etnia”, aplicado junto à primeira série do Ensino Médio da EEEFM Murilo Braga, em Campina Grande – PB, de modelo regular. Tal intervenção foi realizada como prática do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Sociologia (UEPB). Nesse cenário, o propósito principal deste trabalho foi identificar quais as estratégias desenvolvidas para atingir o que se pretendia com a referida intervenção, no sentido de alcançar toda a comunidade escolar. Essas estratégias estavam embutidas na descrição de todo o processo e constavam do respectivo relatório, quando foram tomadas decisões e realizados procedimentos que favoreceram alcançar o fim planejado. A metodologia para uma boa prática pedagógica e realização deste artigo passou por uma revisão literária, ao se relacionar formação e práticas inerentes à pedagogia histórico-crítica sob o prisma do materialismo histórico-dialético, como forma de estruturação do pensamento. Destacaram-se as discussões precedidas pelos conhecimentos materiais e simbólicos das diversas formas com que o racismo se apresenta, seguidas por ações inerentes à formação dos estudantes, e práticas pedagógicas adequadas a uma sala de aula com poucos recursos. Os resultados alcançados demonstraram, pelas tarefas realizadas, que o tema e ações antirracistas foram apreendidos pelos estudantes daquela série e os trabalhos foram expostos para toda a escola. Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Intervenção Pedagógica. Pedagogia Histórico-crítica. Conceito de Raça. Conceito de Racismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Silvânia Karla de Farias Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject | Conceito de raça | pt_BR |
dc.subject | Conceito de racismo | pt_BR |
dc.title | Ensino de sociologia e proposta pedagógica: conceitos de raça e racismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 32 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito TCC.pdf | Termo de depósito | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC MARIA ALICE CARVALHO DE SOUSA.pdf | PDF - Maria Alice Carvalho de Sousa | 951.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.