Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Alice Carvalho de-
dc.date.accessioned2024-08-26T13:43:18Z-
dc.date.available2024-08-26T13:43:18Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.otherCDD 301-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32692-
dc.descriptionSOUSA, M. A. C. Ensino de Sociologia e Proposta Pedagógica: conceitos de raça e racismo. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo trata de estudo que teve como objeto de pesquisa o Projeto de Intervenção Pedagógica, com tema “Raça, Racismo e Etnia”, aplicado junto à primeira série do Ensino Médio da EEEFM Murilo Braga, em Campina Grande – PB, de modelo regular. Tal intervenção foi realizada como prática do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Sociologia (UEPB). Nesse cenário, o propósito principal deste trabalho foi identificar quais as estratégias desenvolvidas para atingir o que se pretendia com a referida intervenção, no sentido de alcançar toda a comunidade escolar. Essas estratégias estavam embutidas na descrição de todo o processo e constavam do respectivo relatório, quando foram tomadas decisões e realizados procedimentos que favoreceram alcançar o fim planejado. A metodologia para uma boa prática pedagógica e realização deste artigo passou por uma revisão literária, ao se relacionar formação e práticas inerentes à pedagogia histórico-crítica sob o prisma do materialismo histórico-dialético, como forma de estruturação do pensamento. Destacaram-se as discussões precedidas pelos conhecimentos materiais e simbólicos das diversas formas com que o racismo se apresenta, seguidas por ações inerentes à formação dos estudantes, e práticas pedagógicas adequadas a uma sala de aula com poucos recursos. Os resultados alcançados demonstraram, pelas tarefas realizadas, que o tema e ações antirracistas foram apreendidos pelos estudantes daquela série e os trabalhos foram expostos para toda a escola. Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Intervenção Pedagógica. Pedagogia Histórico-crítica. Conceito de Raça. Conceito de Racismo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Silvânia Karla de Farias Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectConceito de raçapt_BR
dc.subjectConceito de racismopt_BR
dc.titleEnsino de sociologia e proposta pedagógica: conceitos de raça e racismopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito TCC.pdfTermo de depósito1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC MARIA ALICE CARVALHO DE SOUSA.pdfPDF - Maria Alice Carvalho de Sousa951.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.