Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Geferson Lima da-
dc.date.accessioned2024-09-06T16:35:29Z-
dc.date.available2024-09-06T16:35:29Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.issn21. ed. CDD 378.17-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32720-
dc.descriptionSILVA, Geferson Lima da. Implicações do uso de metodologias ativas no engajamento acadêmico no ensino superior. 2024. 18f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraiba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO engajamento acadêmico no ensino superior refere-se ao grau de envolvimento, interesse e participação dos estudantes nas atividades acadêmicas e no processo de aprendizagem. Esse conceito abrange as dimensões cognitiva, comportamental e afetiva, consideradas determinantes para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Assim, promover o engajamento e a participação dos estudantes é um dos maiores desafios dos docentes, e o uso de metodologias ativas tem facilitado esse processo. Este trabalho tem como objetivo discutir, a partir das reflexões teóricas, sobre as implicações do uso de metodologias ativas no engajamento de estudantes de graduação ao longo de seu processo formativo. O artigo se constitui de cinco blocos, a começar pela caracterização de metodologias ativas de aprendizagem; definição de engajamento acadêmico; e a inter-relação entre esses dois temas de estudo. Por fim, vislumbra-se uma compreensão sobre o fazer docente e a escolha das metodologias ativas de ensino, práticas que podem promover o engajamento acadêmico no processo de aprendizagem. As reflexões balizadas pela literatura indicaram que as metodologias ativas desempenham um papel significativo na promoção do engajamento acadêmico. Observou-se que estudantes envolvidos em atividades que requerem colaboração, resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos tendem a demonstrar maior interesse e comprometimento com o processo de aprendizagem. Além disso, estas metodologias incentivam o desenvolvimento de habilidades críticas, como pensamento crítico, comunicação eficaz e trabalho em equipe, que são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Para maximizar os benefícios das metodologias ativas, é necessário um planejamento cuidadoso e um suporte adequado aos docentes, incluindo formação continuada e recursos pedagógicos apropriados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiagopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEngajamento acadêmicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleIMPLICAÇÕES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geferson 06 09 2024 Agora vai.pdfTCC - Geferson Lima da Silva413.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito 06 09 2024.pdfTermo de Depósito208.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.