Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Arthur Rafael Gomes Batista dos-
dc.date.accessioned2024-09-16T11:24:36Z-
dc.date.available2024-09-16T11:24:36Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.issnCDD 301-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32736-
dc.descriptionSANTOS, A. R. G. B. Ensino de sociologia no urbano: refletindo a territorialidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nina Alves de Lima. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico tem por objetivo geral compreender a educação no território, de modo a dar visibilidade ao ensino de Sociologia na educação básica e sua relação com o urbano. Realizamos essa discussão a partir do processo do Estágio Supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nina Alves de Lima, localizada no Município de Campina Grande (PB), no bairro Monte Santo, zona norte da cidade. Desse modo, esse estudo tem por objetivo específico realizar uma discussão sobre o direito à cidade e sua relação com a educação ao apontar como o território se situa na percepção dos estudantes e professores, tomando por base a escola e o seu entorno imediato. A metodologia utilizada neste trabalho deu-se através da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas etnográficas, questionários semiestruturados, observação participante e ao uso de mapas, gráficos, dados educacionais e fotografias. Como resultado observamos que o território pode ser potencializado enquanto reflexão do lugar onde nasce a arte de subverter a lógica do ensino tecnicista para além da inserção no mercado de trabalho, o que pode propiciar aos estudantes em formação um pensamento crítico da leitura sobre o que é a cidade, adquirindo a concepção do seu próprio lugar no mundo, sobre a vida coletiva, através do que podemos chamar a gramática social de pertencimentos (classe, identitária, política, cultural e ecológica). Concluímos que se torna bastante relevante e instigante dialogar com o Ensino da Sociologia a partir do urbano, de maneira a ser possível trabalhar na Disciplina de Sociologia as questões que configuram a cidade em sua dinâmica e desigualdades, envolvendo de forma direta contexto social, cultural e geográfico do estudante.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria Jackeline Feitosa Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.titleEnsino de sociologia no urbano: refletindo a territorialidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nina Alves de Limapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:32 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.