Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Arthur Rafael Gomes Batista dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T11:24:36Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T11:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
dc.identifier.issn | CDD 301 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32736 | - |
dc.description | SANTOS, A. R. G. B. Ensino de sociologia no urbano: refletindo a territorialidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nina Alves de Lima. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico tem por objetivo geral compreender a educação no território, de modo a dar visibilidade ao ensino de Sociologia na educação básica e sua relação com o urbano. Realizamos essa discussão a partir do processo do Estágio Supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nina Alves de Lima, localizada no Município de Campina Grande (PB), no bairro Monte Santo, zona norte da cidade. Desse modo, esse estudo tem por objetivo específico realizar uma discussão sobre o direito à cidade e sua relação com a educação ao apontar como o território se situa na percepção dos estudantes e professores, tomando por base a escola e o seu entorno imediato. A metodologia utilizada neste trabalho deu-se através da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas etnográficas, questionários semiestruturados, observação participante e ao uso de mapas, gráficos, dados educacionais e fotografias. Como resultado observamos que o território pode ser potencializado enquanto reflexão do lugar onde nasce a arte de subverter a lógica do ensino tecnicista para além da inserção no mercado de trabalho, o que pode propiciar aos estudantes em formação um pensamento crítico da leitura sobre o que é a cidade, adquirindo a concepção do seu próprio lugar no mundo, sobre a vida coletiva, através do que podemos chamar a gramática social de pertencimentos (classe, identitária, política, cultural e ecológica). Concluímos que se torna bastante relevante e instigante dialogar com o Ensino da Sociologia a partir do urbano, de maneira a ser possível trabalhar na Disciplina de Sociologia as questões que configuram a cidade em sua dinâmica e desigualdades, envolvendo de forma direta contexto social, cultural e geográfico do estudante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Jackeline Feitosa Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.title | Ensino de sociologia no urbano: refletindo a territorialidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nina Alves de Lima | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 32 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Autorizacao_de_Entrega_e_Disponilibilizacao_do_TCC._PDF_assinado_assinado.pdf | Termo de depósito | 548.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
01ENSINO DE SOCIOLOGIA NO URBANO REFLETINDO A TERRITORIALIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NINA ALVES DE LIMAa (1).pdf | PDF - Arthur Rafael Gomes Batista dos Santos | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.