Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Juana Katarinny Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T12:10:47Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T12:10:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32741 | - |
dc.description | SILVA, J. K. L. Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é o de analisar a importância do diálogo como princípio norteador para a superação de situações de opressão e desumanização, conforme as ideias de Paulo Freire. Para desenvolver a nossa argumentação, partiremos dos conceitos de “mutismos” e “silêncio” nos quais têm suas origens em uma desastrosa herança colonial, conforme a “Educação como prática da liberdade”. Em seguida, apresentaremos o conceito de “educação bancária” como resultado de mandonismos e posturas autoritárias presentes naquelas sociedades fechadas, conforme a “Pedagogia do oprimido”. Dando continuidade à nossa argumentação, discutiremos sobre a importância de uma educação dialógica como superação da cultura do “mutismo” e demonstraremos a importância da educação problematizadora como prática pedagógica libertadora e dialógica como aporte necessário para uma transformação social em vista da humanização da cultura. Concluiremos o trabalho salientando a importância e o alcance das ideias de Freire em vista de uma prática pedagógica centrada na promoção humana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Otacílio Gomes da Silva Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Silêncio | pt_BR |
dc.subject | Mutismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de autorização.pdf | Termo de depósito | 88.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC JUANA PDF….pdf | PDF - Juana Katarinny Lima da Silva | 498.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.