Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Maria Emanuela de Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-17T11:11:12Z-
dc.date.available2024-09-17T11:11:12Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.otherCDD 371.911-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32742-
dc.descriptionBRANDÃO, M. E. A. Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo relatar as estratégias de inclusão junto a uma criança com deficiência visual na educação infantil, admitindo que estas ações são fundamentais para a construção de uma escola inclusiva e para a inclusão da criança ao ensino regular. Para tan to, utilizou-se como metodologia a pesquisa de observação participante, como meio para aprofundar o conhecimento sobre o tema, sendo, em nossa concepção, a mais alinhada com os objetivos deste trabalho. A partir do presente estudo, concluiu-se que a inclusão da crian ça com deficiência no espaço da Educação Infantil é permeada por aspectos que dificultam sua efetividade, como a falta de materiais e de formações especificas para os docentes sobre Educação Especial e inclusão, como constatou-se através dos estudos e da experiência da autora. Todavia, vimos que é possível que a criança com deficiência visual seja incluída no sistema regular e que se desenvolva nos aspectos educacionais através de caminhos alterna tivos e estratégias pedagógicas alicerçadas em estudos sobre esta deficiência, traçando práti cas mais inclusivas. Constata-se ainda que, as práticas devem contemplar a todos os alunos, considerando as demandas identificadas pelo docente a respeito das especificidades da cri ança com esta deficiência, estando, portanto, alinhadas com o paradigma atual de inclusão defendidos pelos documentos oficiais da área da Educação Especial, que asseguram à pessoa com deficiência o direito de ser e estar nas instituições de ensino junto com todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEstratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Emanuela de Araújo Brandão.pdfPDF - Maria Emanuela de Araújo Brandão885.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito85.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.