Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Magdyele Beatriz Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T11:10:35Z | - |
dc.date.available | 2024-10-16T11:10:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 700 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32774 | - |
dc.description | SANTOS, M. B. P. Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem por objetivo pensar o movimento impressionista através da arte de Claude Monet em sua relação com o tema da natureza e a sociedade de consumo potencializada no mundo moderno. Considera-se que a representação da natureza está permeada por um processo de transformação aparentemente contraditório que, de um lado, a natureza é transformada em preciosa mercadoria pelo mundo capitalista, por meio da desvalorização do mundo físico natural e exploração predatória e, por outro lado, o olhar do sujeito moderno em processo de transformação também altera a valorização a natureza a partir do consumo de imagens paisagísticas. Nessa perspectiva, este trabalho visa as seguintes questões: relacionar emergência da modernidade e suas implicações com o movimento impressionista, analisando a valorização da natureza enquanto imagem e a escalada predatória do meio físico proporcionada pelo capitalista moderno; analisar o contexto histórico da França oitocentista ressaltando o cenário histórico e algumas obras de Monet, para identificar como suas pinturas estão a serviço de uma relação, pintor-natureza e pintor-sociedade; pensar sobre como a afinidade que o sistema cultural da era digital da radicalização do consumo de imagens encontra com o impressionismo e o usa como produto de mercado. Além da pesquisa documental interdisciplinar utilizando do acervo do Museu D’Orsay, o presente trabalho foi estruturado através da metodologia da Nova História Cultural, de leitura bibliográfica referente ao tema, especialmente os autores Sandra Jatahy Pesavento, Peter Burke, Eric. J Hobsbawm e Maria Carolina Duprat Ruggeri. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Cipriano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Impressionismo | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Mundo digital | pt_BR |
dc.title | Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Magdyele Betariz Pereira santos.pdf | PDF - Magdyele Betariz Pereira Santos | 743.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de deposito.pdf | Termo de depósito | 98.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.