Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Magdyele Beatriz Pereira-
dc.date.accessioned2024-10-16T11:10:35Z-
dc.date.available2024-10-16T11:10:35Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.otherCDD 700-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32774-
dc.descriptionSANTOS, M. B. P. Impressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagem. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo pensar o movimento impressionista através da arte de Claude Monet em sua relação com o tema da natureza e a sociedade de consumo potencializada no mundo moderno. Considera-se que a representação da natureza está permeada por um processo de transformação aparentemente contraditório que, de um lado, a natureza é transformada em preciosa mercadoria pelo mundo capitalista, por meio da desvalorização do mundo físico natural e exploração predatória e, por outro lado, o olhar do sujeito moderno em processo de transformação também altera a valorização a natureza a partir do consumo de imagens paisagísticas. Nessa perspectiva, este trabalho visa as seguintes questões: relacionar emergência da modernidade e suas implicações com o movimento impressionista, analisando a valorização da natureza enquanto imagem e a escalada predatória do meio físico proporcionada pelo capitalista moderno; analisar o contexto histórico da França oitocentista ressaltando o cenário histórico e algumas obras de Monet, para identificar como suas pinturas estão a serviço de uma relação, pintor-natureza e pintor-sociedade; pensar sobre como a afinidade que o sistema cultural da era digital da radicalização do consumo de imagens encontra com o impressionismo e o usa como produto de mercado. Além da pesquisa documental interdisciplinar utilizando do acervo do Museu D’Orsay, o presente trabalho foi estruturado através da metodologia da Nova História Cultural, de leitura bibliográfica referente ao tema, especialmente os autores Sandra Jatahy Pesavento, Peter Burke, Eric. J Hobsbawm e Maria Carolina Duprat Ruggeri.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Ciprianopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectImpressionismopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectMundo digitalpt_BR
dc.titleImpressionismo de Claude Monet e a construção da natureza como imagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Magdyele Betariz Pereira santos.pdfPDF - Magdyele Betariz Pereira Santos743.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito.pdfTermo de depósito98.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.