Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Cristiani Vieira-
dc.date.accessioned2024-10-16T11:14:57Z-
dc.date.available2024-10-16T11:14:57Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.identifier.issnCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32776-
dc.descriptionNUNES, C. V. O processo de inclusão de estudantes surdos no curso de especialização da UEPB: conquistas e desafios na instituição de ensino superior. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDentro de um cenário de maioria ouvinte, as particularidades concernentes a pessoa surda passa, muitas vezes, despercebidas nos contextos acadêmicos, compreende-se, então, a importância de se discutir a inclusão com os principais agentes desse processo, o discente surdo e o TILS. Nessa perspectiva este trabalho teve por objetivo investigar práticas inclusivas que favorecem a inclusão de estudantes surdos, desenvolvidas no curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Foi realizada uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, de pesquisa descritiva, dos procedimentos técnicos pesquisa participante. O cenário da pesquisa foi o Campus I da UEPB, localizado na cidade de Campina Grande - Paraíba e foi desenvolvida a partir da escuta de 3 discentes surdas do Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e seus 2 Tradutores e Intérpretes de LIBRAS. A amostra foi composta pelos relatos apresentados pelos participantes através de uma entrevista semiestruturada, com a análise de dados inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Com os resultados da entrevista foi constatado o quanto à forma EAD dificultou a participação mais ativa das discentes, decorrentes de problemas de internet, a falta de diálogo por parte de alguns professores com as discentes e os TILS, a ausência, em alguns casos, de materiais didáticos adaptados e metodologias de aula e avaliação inclusivas para o surdo. Em contrapartida, os docentes que utilizavam os recursos visuais de forma adequada, estratégias de interação com o aluno, e respeitavam sua maneira visual gestual de se comunicar e compreender o mundo, possibilitaram uma rica formação para as discentes surdas. Este trabalho pode corroborar com as discussões acerca da inclusão de surdos no meio acadêmico e promover uma reflexão sobre a importância do ensino inclusivo, incentivando a produção de novos estudos a respeito da temática e contribuindo para a formação de uma sociedade inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador. Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleO processo de inclusão de estudantes surdos no curso de especialização da UEPB: conquistas e desafios na instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CRISTIANI VIEIRA NUNES - DEPÓSITO.pdfPDF - Cristiani Vieira Nunes390.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Cristiani Vieira- termo.pdfTermo de depósito644.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.