Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32776
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Cristiani Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T11:14:57Z | - |
dc.date.available | 2024-10-16T11:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32776 | - |
dc.description | NUNES, C. V. O processo de inclusão de estudantes surdos no curso de especialização da UEPB: conquistas e desafios na instituição de ensino superior. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentro de um cenário de maioria ouvinte, as particularidades concernentes a pessoa surda passa, muitas vezes, despercebidas nos contextos acadêmicos, compreende-se, então, a importância de se discutir a inclusão com os principais agentes desse processo, o discente surdo e o TILS. Nessa perspectiva este trabalho teve por objetivo investigar práticas inclusivas que favorecem a inclusão de estudantes surdos, desenvolvidas no curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Foi realizada uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, de pesquisa descritiva, dos procedimentos técnicos pesquisa participante. O cenário da pesquisa foi o Campus I da UEPB, localizado na cidade de Campina Grande - Paraíba e foi desenvolvida a partir da escuta de 3 discentes surdas do Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e seus 2 Tradutores e Intérpretes de LIBRAS. A amostra foi composta pelos relatos apresentados pelos participantes através de uma entrevista semiestruturada, com a análise de dados inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Com os resultados da entrevista foi constatado o quanto à forma EAD dificultou a participação mais ativa das discentes, decorrentes de problemas de internet, a falta de diálogo por parte de alguns professores com as discentes e os TILS, a ausência, em alguns casos, de materiais didáticos adaptados e metodologias de aula e avaliação inclusivas para o surdo. Em contrapartida, os docentes que utilizavam os recursos visuais de forma adequada, estratégias de interação com o aluno, e respeitavam sua maneira visual gestual de se comunicar e compreender o mundo, possibilitaram uma rica formação para as discentes surdas. Este trabalho pode corroborar com as discussões acerca da inclusão de surdos no meio acadêmico e promover uma reflexão sobre a importância do ensino inclusivo, incentivando a produção de novos estudos a respeito da temática e contribuindo para a formação de uma sociedade inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador. Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão de estudantes surdos no curso de especialização da UEPB: conquistas e desafios na instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CRISTIANI VIEIRA NUNES - DEPÓSITO.pdf | PDF - Cristiani Vieira Nunes | 390.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Cristiani Vieira- termo.pdf | Termo de depósito | 644.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.