Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Aryella Karen Lima-
dc.date.accessioned2024-10-22T10:42:27Z-
dc.date.available2024-10-22T10:42:27Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.65-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32788-
dc.descriptionBARBOSA. A. K. L. Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos se concentra em proporcionar processos formativos a pessoas que estão fora da idade convencional para a educação formal, abordando diversas realidades sociais e adaptando-se a necessidades específicas de aprendizagem. Desta forma, este estudo apresenta como os métodos de ensino podem ser utilizados através de diferentes possibilidades didáticas e interdisciplinares para os estudantes cumprir exigências do público em questão. Nesse sentido, esta pesquisa também é qualitativa uma vez que deseja explicar as interrogantes que surgem ao longo da sua elaboração. (Fonseca, 2002, p.31). Além disso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EPJA) na Latinoamérica, com ênfase no Brasil e especificamente no estado/província da Paraíba. Por sua vez, os objetivos específicos incluem refletir sobre as vantagens e desafios do ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto da EPJA; explicar quais são os métodos (audiovisual e audiolingual), bem como suas contribuições para os aprendizes brasileiros nas aulas de ELE, sob uma perspectiva interdisciplinar e afetiva. A abordagem metodológica foi do tipo bibliográfica. Para isso, baseamo-nos nos estudos de Freire (1996), referência na área pedagógica; Barros (2015) para os métodos e abordagens de aprendizagem de línguas estrangeiras; Arnold (2015) que aborda estratégias afetivas; Alexopoulou (2012) em Linguística Aplicada, e BOVO (2004) em estratégias interdisciplinares. Os resultados mostram que os métodos audiolingual e audiovisual dialogam com as necessidades dos alunos em nível de alfabetização, além de proporcionarem ao professor diversas oportunidades de desenvolvimento de aula, com o objetivo de promover aulas com conteúdos interdisciplinares e dinâmicos, como a utilização de telenovelas e microcontos que dialoguem de forma significativa com a vivência do estudante.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Permanente de Jovens e Adultos (EPJA)pt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.titleDiseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2385 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aryella Karen Lima Barbosa.pdfPDF - Aryella Karen Lima Barbosa440.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito899.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.