Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Ruty da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-28T19:53:18Z-
dc.date.available2024-10-28T19:53:18Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32800-
dc.descriptionCARDOSO, Ruty. Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no processo de aprendizagem dos alunos do ensino superior. A IA tem se mostrado inovadora nesse contexto por meio de ferramentas como o ChatGPT, que utiliza redes neurais para gerar textos coerentes e contextualmente apropriados. Contudo, é necessário refletir sobre sua contribuição efetiva para a educação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), seguindo uma metodologia estruturada em seis etapas que incluíram a definição de critérios de inclusão e exclusão, avaliação de qualidade e análise detalhada dos estudos selecionados. O cenário atual do uso da IA foi analisado, assim como as tecnologias mais utilizadas e os contextos de aplicação. Os resultados revelaram tanto os benefícios da IA, como a personalização do aprendizado e a automação de tarefas, quanto os desafios, como a dependência tecnológica e a falta de desenvolvimento de habilidades críticas. Foram avaliadas estratégias e práticas recomendadas para mitigar os riscos associados ao uso da IA, promovendo uma abordagem equilibrada e eficaz para a integração tecnológica. Este trabalho visa estabelecer bases para futuras pesquisas que combinem o uso da IA com o desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleTransformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-FINALIZADO-RUTY-.pdfTCC - Ruty Cardoso da Silva837.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_ENTREGA_E_DISPONIBILIZACAO_DO_TCC_assinado_assinado.pdfTermo de Depósito212.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.