Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Ruty da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-28T19:53:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-28T19:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32800 | - |
dc.description | CARDOSO, Ruty. Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no processo de aprendizagem dos alunos do ensino superior. A IA tem se mostrado inovadora nesse contexto por meio de ferramentas como o ChatGPT, que utiliza redes neurais para gerar textos coerentes e contextualmente apropriados. Contudo, é necessário refletir sobre sua contribuição efetiva para a educação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), seguindo uma metodologia estruturada em seis etapas que incluíram a definição de critérios de inclusão e exclusão, avaliação de qualidade e análise detalhada dos estudos selecionados. O cenário atual do uso da IA foi analisado, assim como as tecnologias mais utilizadas e os contextos de aplicação. Os resultados revelaram tanto os benefícios da IA, como a personalização do aprendizado e a automação de tarefas, quanto os desafios, como a dependência tecnológica e a falta de desenvolvimento de habilidades críticas. Foram avaliadas estratégias e práticas recomendadas para mitigar os riscos associados ao uso da IA, promovendo uma abordagem equilibrada e eficaz para a integração tecnológica. Este trabalho visa estabelecer bases para futuras pesquisas que combinem o uso da IA com o desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Transformações educacionais: uma análise integrativa sobre os impactos da inteligência artificial na formação acadêmica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-FINALIZADO-RUTY-.pdf | TCC - Ruty Cardoso da Silva | 837.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_ENTREGA_E_DISPONIBILIZACAO_DO_TCC_assinado_assinado.pdf | Termo de Depósito | 212.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.