Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Juliana Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-28T20:31:42Z | - |
dc.date.available | 2024-10-28T20:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.93 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32801 | - |
dc.description | SILVA, Juliana Soares da. O processo de aquisição da linguagem sob uma perspectiva sociointeracionista com a obra "Uma princesa nada boba", de Luiz Antonio: uma abordagem enunciativa para a sala de aula. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Aquisição da Linguagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o espaço da sala de aula e as questões sociointeracionais dos alunos, buscamos, por meio desta pesquisa, evidenciar a ligação entre o processo de aquisição da linguagem e o contexto sociocultural. Nesse cenário, experimentar os impactos de uma abordagem de ensino que se pauta em obras literárias infantis não-canônicas pode ser muito benéfico ao desenvolvimento integral do aluno. Haja vista as fragilidades sociais que geralmente permeiam a realidade brasileira, visamos apontar quais são as contribuições de trabalhar com a Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando uma obra não-canônica com temática afro-brasileira, identitária, voltada a representatividade feminina negra. Dessa forma, justifica-se a relevância deste trabalho, em face da escassez de pesquisas voltadas a associação entre a Literatura e a Aquisição da Linguagem, levando em conta o fato de serem áreas de estudos que dialogam, no que diz respeito à interação social, discurso, cultura, entre outras temáticas frutíferas para se pensar no desenvolvimento e entrada da criança na linguagem. Posto isso, estabelecemos o seguinte objetivo geral: investigar sobre a relevância da Literatura Infantil no ensino, considerando o processo de desenvolvimento e aquisição da linguagem. Para tanto, nosso aporte teórico se firma nos postulados de Hilário e Del Ré (2015), Neto (2023), Almeida e Vilela (2023), Diedrich (2017), Diedrich (2023) no que tange traçar o panorama sobre as teorias em Aquisição da linguagem, de modo particular a teoria benvenistiana, ótica teórica que norteia as discussões deste trabalho. Para tal, este escrito segue um viés de pesquisa exploratória de cunho qualitativo, ou seja, mediante uma revisão bibliográfica das conjecturas de autores como Zilberman (1989) Zappone (2004) dialogamos acerca dos postulados da estética da recepção, cuja qual, traçamos uma relação com a perspectiva enunciativa de Benveniste. Por fim, nos propomos a apresentar uma sugestão de aplicação em sala de aula, estruturada no modelo de sequência básica de Cosson (2012) amparada pelas premissas e descritores presentes em Brasil (2018) propondo-se a refletir e apresentar possibilidades de ensino que promovam a autonomia sociodiscursiva do aluno. Mediante esses e outros autores teóricos, como Jauss (1994) com seus pressupostos sobre a estética da recepção a qual considera que o texto literário atinge sua essencialidade mediante o contato com o leitor que é quem significa e (re)constrói o texto, alinhado aos postulados da visão enunciativa Benvenistiana, discutiu-se e apresentou-se uma proposta de intervenção em sala de aula em consonância com os descritores da BNCC e organizada conforme a proposição da sequência básica de Cosson (2012), usando a obra: Uma princesa nada boba, de Luiz Antonio. Contudo, salienta-se que não é objetivo deste trabalho fornecer respostas absolutas ao cenário aquisicional na escola, mas, sim, discutir sobre esse processo de Aquisição em sala de aula enxergando o papel mediador do professor como uma notável possibilidade de se valer dos textos literários para fomentar a Aquisição da linguagem, por parte dos alunos, em especial ampliando a linguagem cultural dos discentes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Olavo Barreto de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem e ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil e enunciação | pt_BR |
dc.title | O processo de aquisição da linguagem sob uma perspectiva sociointeracionista com a obra "Uma princesa nada boba", de Luiz Antonio: uma abordagem enunciativa para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EALOE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Juliana Soares da Silva | TCC - Juliana Soares da Silva | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 584.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.