Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32806
Título: Inclusão de crianças e adolescentes autistas no ensino de espanhol: um estudo sobre estratégias pedagógicas efetivas
Autor(es): Santos, Iandra Cristina de Medeiros
Palavras-chave: Autismo
Ensino de espanhol
Estratégias pedagógicas
Inclusão
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho tem por importância temática a inclusão de crianças e adolescentes autistas no contexto do ensino de espanhol, portanto, apresenta como objetivo principal investigar estratégias pedagógicas efetivas como forma de inclusão dentro do ensino de língua espanhola (LE), ramificando – se em objetivos específicos: I. Revisar a literatura existente sobre a inclusão de crianças e adolescentes autistas em sala de aula de língua estrangeira, espanhol; II. Identificar as necessidades específicas dos alunos autistas no processo de aprendizagem de espanhol; e III. Avaliar o potencial das Tecnologias Assistivas, como jogos e aplicativos de aprendizagem, para o ensino de espanhol a alunos autistas. Ao explorar a interseção entre a diversidade neurocognitiva e o aprendizado de idiomas, de crianças e adolescentes autistas no ambiente de ensino de espanhol, a pesquisa se propõe a identificar práticas educacionais que promovam efetivamente a participação e o aprendizado desses estudantes, contribuindo assim para a construção de ambientes educacionais mais acessíveis e adaptados às necessidades específicas desse público. Para conduzir as discussões acerca do tema estudado e os objetivos estabelecidos, assumindo um caráter de revisão de bibliografia a qual temos como corpus de investigação, duas dissertações de mestrado que dissertam sobre o ensino de LE para pessoas com necessidades específicas, autismo, de autoria de Alex Bezerra Leitão e Ana Paula Neves Rodrigues (2017), proporcionando-nos compreender as práticas educacionais existentes, e compreensão aprofundada, guiando a identificação de abordagens para promover a inclusão efetiva nesse contexto específico, ao aprofundar e incentivar o ensino de espanhol nas escolas, oferece uma perspectiva diferenciada para alunos com necessidades específicas, especificamente aqueles no espectro autista, com relevância em promover ambientes educacionais mais inclusivos e adaptados. Estas descobertas contribuem para a literatura acadêmica destacando a necessidade contínua de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas no contexto do ensino de línguas estrangeiras
Descrição: SANTOS, I. C. M. Inclusão de crianças e adolescentes autista no ensino de espanhol: um estudo sobre estratégias pedagógicas efetivas. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32806
Aparece nas coleções:2385 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito - Iandra(1).pdfTermo de depósito294.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
organized (4) (1).pdfPDF - Iandra Cristina de Medeiros Santos397.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.