Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gerlane Nascimento da-
dc.date.accessioned2024-10-30T11:52:08Z-
dc.date.available2024-10-30T11:52:08Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.otherCDD 791.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32809-
dc.descriptionSILVA, G. N. O cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básica. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo denota observações e considerações acerca da utilização do cinema como recurso didático para a reflexão filosófica no cenário da educação básica. A escolha do tema partiu da premissa de ressaltar a importância da reflexão na vida dos indivíduos e ressaltar a sua relevância para a educação, já que ela contribui de forma significante nos processos de ensino-aprendizagem. Busca-se compreender sua importância e demonstrar possibilidades da sua inserção nas aulas de Filosofia, tendo como base a prática realizada no projeto de extensão: Filosofia e Cinema: pensando através da sétima arte, realizado pelo departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob coordenação da Profa. Dra. Gilmara Coutinho, a partir da pesquisa bibliográfica de obras e teorias de autores conceituados no assunto, tais como Julio Cabrera. Serão verificados os resultados alcançados com o projeto e as contribuições significativas entre Filosofia e Cinema, bem como podem contribuir para a reflexão filosófica e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais leve e dinâmico aliado com a utilização de metodologias ativas, contribuindo com a formação ética e social dos sujeitos. Para refletir a respeito da necessidade da atualização da Filosofia no cenário da educação básica, uma vez que seu modelo tradicional não corresponde mais às exigências de uma época imersa na tecnologia, pretende-se, através do cinema, enquanto metodologia ativa para as aulas de filosofia, oferecendo uma maneira envolvente e visual de explorar conceitos complexos e abstratos, possibilitar uma metodologia mais ativa em que o estudante ganha protagonismo na construção do saber filosófico. Diante disso, destacam-se o papel do Professor e como as práticas pedagógicas adotadas por ele afetam a relação do aluno e sua aprendizagem. Desse modo, amplia-se a discussão sobre as relações entre Filosofia, Cinema e Educação, como a reflexão e autonomia tornam o ensino mais prazeroso, despertando o interesse e a representatividade dos alunos. Portanto, é fundamental que os Professores tenham consciência da sua influência e possam buscar alternativas para um ensino de Filosofia possível de reflexão, buscando adotar práticas que, além de ensinar, os preparem para lidar com a vida de forma mais madura e consciente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Gilmara Coutinho Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleO cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- DEPÓSITO PDF (biblioteca.gerlane)- versão final.pdfPDF - Gerlane Nascimento da Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização (tcc).pdfTermo de depósito755.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.