Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Orlei Jacinto-
dc.date.accessioned2024-10-30T14:14:40Z-
dc.date.available2024-10-30T14:14:40Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.otherCDD 401.93-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32810-
dc.descriptionPEREIRA, Orlei Jacinto. As interfaces da aquisição da linguagem: o papel do professor e a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento da habilidade escrita influi no modo de comunicação do aluno e professor, sendo necessário pontuar a presença gramatical, que será analisada sob a perspectiva comunicativa a partir dos participantes do processo de ensino e aprendizagem como a sintaxe, os verbos, por exemplo. Em adição, trazer a figura do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem do aluno no desenvolvimento da caligrafia e da formalidade. Não poderíamos deixar de mencionar, o impacto da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, trazendo desafios e, ao mesmo tempo, ferramentas dinâmicas e acesso a diversidade de conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo refletir a respeito da inclusão das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs) e como elas tem interferido no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no ambiente sala de aula. Para além disso, verificar suas contribuições no âmbito do ensino. A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa de campo, com observações diretas na aula de língua portuguesa, por um período de 8 dias/aulas, com utilização de questionário e anotações como instrumentos de pesquisa, voltando um olhar para o ensino contextualizado e sua aplicação no cotidiano. Para embasar nossa análise e discussões, consideramos as contribuições teóricas de Vygotsky (1991; 2004; 2007), Paiva (2001), Mayer (2005), Demo (2009), Freire (1987; 2017), Kishimoto (1998), Coracini (2020), Benveniste (1995), Gil (2008), Brandão (2020), Pereira (2017), Brasil (2016), entre outros. Portanto, a metodologia adotada foi conceitual, baseada em referências bibliográficas e anotações sobre a dinamicidade da aquisição escrita na sala de aula. O impacto do ensino remoto, pós-pandêmico nas escolas públicas, considerando a sequência didática como mecanismo de estruturação de conhecimentos e no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os principais resultados alcançados nas dinâmicas de interação e comunicação dos indivíduos contribui para o afloramento das aptidões individuais, assim como, das técnicas aplicadas pelo professor no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisco Ebson Gomes Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAquisição da Escritapt_BR
dc.subjectRecursos Tecnológicospt_BR
dc.subjectProfessor e Alunopt_BR
dc.titleAs interfaces da aquisição da linguagem: o papel do professor e a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EALOE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito264.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Orlei Jacinto PereiraTCC - Orlei Jacinto Pereira831.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.