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dc.contributor.authorSilva, Ana Carla Ribeiro da-
dc.date.accessioned2024-11-13T17:46:24Z-
dc.date.available2024-11-13T17:46:24Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32833-
dc.descriptionSILVA, Ana Carla Ribeiro da. Análise e mapeamento de serras residuais da borda leste do planalto da Borborema no estado da Paraíba como ferramenta didática para o ensino de Geografia. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAbordar o relevo terrestre e as suas singularidades, relacionando as atividades socioeconômicas desenvolvidas sobre ele, é um desafio vivenciado diariamente pelos docentes em Geografia, seja na educação básica e/ou no ensino superior. Logo, esta pesquisa visa mapear e compreender as principais atividades socioeconômicas desenvolvidas sobre as serras residuais da Borda Leste do Planalto da Borborema, no estado da Paraíba, e analisar as possibilidades de sua utilização como recurso didático no ensino de Geografia. Dessa maneira, foi realizada uma análise de como as serras paraibanas e suas dinâmicas socioeconômicas podem ser explorados a luz dos conhecimentos geográficos no ensino de geografia. Na área desta pesquisa encontra se atividades socioeconômicas que estão à disposição para serem pensadas como recursos didáticos explorando a realidade do aluno, que podem servir de estratégias para o professor aplicar em diversas áreas da Geografia. Sendo assim, a abordagem metodológica desta pesquisa é de cunho qualitativo, e utiliza-se em sua construção revisão bibliográfica fundamentada em livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros, e autores como Ross (1990), Guerra (1993), Suertegaray (2006) foram essenciais para nortear a pesquisa. Posteriormente, para investigar e solucionar o problema, foi efetuada a pesquisa de campo para coletar características sociais e econômicas que pudessem ser aproveitadas nas aulas de Geografia. Como resultados, identificamos diversas atividades desenvolvidas sobre as serras, a exemplo de aproveitamento turístico (aventura, religiosa, histórico-cultural), eventos culturais, comércios locais, agricultura, pecuária, e problemas ambientais provenientes destas práticas, que aplicadas ao ensino de Geografia, didaticamente, podem contribuir de forma significativa no ensino aprendizagem do discente. Tais possibilidades de utilização desses recursos são importantes para o desenvolvimento pleno dos estudantes, visto que une a teoria e a prática e pode ampliar os horizontes de conhecimentos dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ivanildo Costa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSerras residuaispt_BR
dc.subjectAtividades socioeconômicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleAnálise e mapeamento de serras residuais da borda leste do planalto da Borborema no estado da Paraíba como ferramenta didática para o ensino de Geografia.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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