Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3284
Título: Preditores ambientais do zooplâncton em poças temporárias de um rio intermitente
Autor(es): Melo, Thaís Xavier de
Palavras-chave: Preditores ambientais
Rotifera
Variação espacial
Perturbações hidrológicas
Data do documento: 31-Mar-2014
Resumo: Dentre os fatores que podem influenciar a distribuição e composição das espécies de zooplâncton, as variáveis físicas e químicas da água estão entre as mais importantes. As populações zooplanctônicas respondem rapidamente às diferentes condições ambientais das massas de água, sendo temperatura, condutividade, pH e concentração de nutrientes as variáveis principais que determinam as condições em que se desenvolvem os organismos planctônicos. Este estudo teve como objetivo (1) descrever a riqueza e a densidade do zooplâncton em poças temporárias de um rio intermitente nos períodos chuvoso e seco, e (2) estabelecer o grau de associação entre variáveis físicas e químicas e a composição zooplanctônica. Três poças temporárias foram amostradas em diferentes trechos do rio Paraíba (PB). As coletas ocorreram em Julho (período chuvoso) e Outubro (período seco) de 2010. Foram encontradas 38 espécies, sendo 28 espécies de Rotifera, quatro de Cladocera e quatro de Copepoda. A relação entre a composição do zooplâncton e as variáveis ambientais foi significativa. De acordo com as correlações intra-grupos entre as variáveis explicativas e os eixos da CCA, as variáveis ambientais mais importantes relacionadas com a composição da comunidade zooplanctônica foram o oxigênio dissolvido, transparência da água, pH e área da poça. Os resultados desse estudo sugerem que a riqueza e a densidade das espécies do zooplâncton em rios intermitentes apresentaram variação espacial entre as poças ao longo do rio e que variáveis ambientais, como pH, oxigênio dissolvido e a transparência da água, podem ser importantes determinantes da composição zooplanctônica.
Descrição: MELO, Thaís Xavier de. Preditores ambientais do zooplâncton em poças temporárias de um rio intermitente. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3284
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Xavier de Melo.pdfThaís Xavier de Melo538.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.