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dc.contributor.authorSilva, Gabryelle Brito da-
dc.date.accessioned2024-11-14T11:48:50Z-
dc.date.available2024-11-14T11:48:50Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.otherCCD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32849-
dc.descriptionSILVA, Gabryelle Brito da. Recursos Recursos didáticos com materiais alternativos para o ensino médio: Construção de uma tabela periódica. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Tabela Periódica é uma abordagem promissora para o ensino e aprendizagem de Química e é considerada uma das ferramentas mais importante para os químicos, pois resume de forma sistemática dados químicos, além de correlacionar as propriedades dos elementos, as quais são essenciais para a compreensão de conceitos elementares e complexos na química. Sua aplicação prática e visualmente atraente, estimula os alunos de forma significativa, facilitando a compreensão dos conceitos básicos e provoca o interesse pela disciplina. Ela oferece uma estrutura visual que organiza os elementos baseado em leis e teorias, facilitando a identificação dos elementos bem como outras informações essenciais como símbolo e número atômico. Dentro dessa perspectiva, ao enfatizar a construção da tabela periódica no contexto educacional, fornecemos aos estudantes uma forma alternativa para o estudo e compreensão da tabela periódica, promovendo um engajamento ativo dos alunos e uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, esse trabalho buscou confeccionar uma tabela periódica como recurso para o ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio utilizando materiais alternativos. A execução do projeto se deu em uma escola estadual em Campina Grande, Paraíba, na turma do 1° ano. Para a elaboração do material, fez-se o uso de isopor, caixa de fósforo vazia e imagens dos elementos, sendo a construção feita totalmente pelos alunos. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório qualitativo e estudo de caso, sendo, primeiramente, realizado uma atividade pelo plickers utilizando a tabela construída, e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário de forma impressa a respeito do método e abordagem da atividade. Com esses procedimentos, pôde-se observar o sucesso da prática com um rendimento de 77% da turma no exercício, bem como a avaliação positiva dos alunos pela abordagem utilizada, destacando como a tabela periódica é importante, semelhanças e diferenças entre a tabela periódica convencional e a construída, e em como essa tabela é útil no aprendizado dos alunos. Por fim, a confecção da tabela periódica, como recurso didático, desempenhou umpapel importante para compreensão dos alunos a respeito de conceitos básicos que a envolve.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dra. Rochane Villarim de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.titleRecursos didáticos com materiais alternativos para o ensino médio: Construção de uma tabela periódicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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