Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3285
Título: Composição e distribuição espaço-temporal do zooplâncton em função das macrófitas no Complexo Lagunar Três Lagoas, João Pessoa, PB
Autor(es): Silva, Lays Tamara Dantas da
Palavras-chave: Zooplâncton
Distribuição Espaço-Temporal
Macrófitas
Variáveis ambientais
Data do documento: 31-Mar-2014
Resumo: A estrutura e a dinâmica da comunidade zooplanctônica estão diretamente relacionadas a diversos fatores bióticos e abióticos e suas variações. Um desses fatores é a presença de bancos de macrófitas. Entretanto, os estudos sobre a relação entre o zooplâncton e esse tipo de vegetação ainda são escassos. A partir desse pressuposto, o presente estudo teve o objetivo de analisar espacial e temporalmente a composição e a densidade de grupos zooplanctônicos em relação à distribuição de macrófitas aquáticas do Complexo Lagunar Três Lagoas, João Pessoa, PB. No período de agosto de 2008 a agosto de 2009 foram realizadas coletas bimestrais nas lagoas Desconhecida, Ponte e Misteriosa, com auxílio de copo de plâncton, concomitantemente às variáveis ambientais. Os pontos amostrais foram escolhidos a partir da quantidade de macrófitas. Em laboratório, os dados quali-quantitativos do zooplâncton foram obtidos em lâmina de Sedgwick-Rafter. As macrófitas apresentaram maior e menor infestação nas lagoas Desconhecida e Misteriosa, respectivamente. A Lagoa Misteriosa apresentou diferença significativa quanto à quantidade de macrófitas em relação às lagoas da Ponte e Desconhecida. Quanto ao zooplâncton, foram identificados 26 táxons, sendo 17 de Rotifera, seis de Cladocera e três de Copepoda, distribuídos em 15 famílias. A maior contribuição em número de espécies foi da família Brachionidae, com sete táxons. Dos táxons encontrados, 13 foram considerados significativos. Destes, sete são rotíferos (sendo quatro da família Brachionidae) e os demais são copépodes (considerando náuplios e copepoditos). As maiores e menores densidades zooplanctônicas foram verificadas na Lagoa da Ponte (389 ind.L-1) e Desconhecida (146 ind.L-1), respectivamente. Dentre os fatores ambientais, apenas radiação, macrófitas e transparência da água apresentaram interação significante com a densidade das principais espécies da comunidade zooplanctônica. Os náuplios de calanóide e ciclopóide foram influenciados (positiva e negativamente, respectivamente) pela radiação, apresentando variação temporal. Os rotíferos Anuraeopsis fissa, Asplanchna priodonta, Brachionus falcatus, B. havanaensis e Lecane bulla foram influenciados positivamente pelas macrófitas e pela transparência da água, apresentando variação espacial.
Descrição: SILVA, Lays Tamara Dantas da. Composição e distribuição espaço-temporal do zooplâncton em função das macrófitas no Complexo Lagunar Três Lagoas, João Pessoa, PB. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3285
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lays Tamara Dantas da Silva.pdfLays Tamara Dantas da Silva862.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.